Desenvolvimento de produtos e reaproveitamento de resíduos

By Marketing

Todo empreendimento precisa de procedimentos que garantam a destinação correta dos resíduos produzidos. Hoje, o desenvolvimento de produtos a partir desses resíduos que seriam apenas descartados tem sido um interesse muito vantajoso.

Necessidades de controle de resíduos

Toda sobra ou descarte referente a alguma atividade ou processo em um negócio é caracterizado como resíduo, tanto sólido, gasoso e líquido. Tratamentos inadequados causam efeitos nocivos ao meio ambiente, por isso, já existem diversas regulamentações que obrigam práticas corretas para descarte e parâmetros para o descarte desses resíduos.

Quando se pensa em reaproveitamento de resíduos o fator sustentabilidade é o mais atrativo, a princípio. No entanto, é conjunto a isso retorno econômico de acordo com o produto viabilizado ao reuso e a prevenção de punições quanto ao mau uso desses resíduos, que geram multas muito altas.

Para os resíduos sólidos, existe a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que traz a necessidade de os empreendimentos garantirem seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o PGRS. E para os líquidos, muitos são os cuidados tomados para seguir a legislação, ou seja, tenha um adequado tratamento de efluentes.

O mercado valoriza muito empresas ou indústrias que reaproveitam resíduos, visto a proporção e importância que a sustentabilidade tem no mundo.

Um excelente exemplo foi as Olimpíadas em Tóquio, com um propósito de ser as Olimpíadas da sustentabilidade, com o reaproveitamento de resíduos mostrando as inúmeras possibilidades de desenvolver ótimos produtos.

Impacto ambiental dos resíduos

Quando vemos a importância de buscar novos usos aos resíduos e a grande valorização que as pessoas dão ao assunto, muito se dá por dados que assustam o futuro ambiental do país.

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, em 2010 o país gerou cerca de 66,7 milhões de toneladas de resíduos sólidos e em 2019 o marco foi de 79,1 milhões. Isso intensifica a problemática e os objetivos de sanar isso por meio de empreendimentos e indústrias, os principais geradores.

Dando novo uso aos resíduos

Existem diversas alternativas que vão além de apenas fazer a separação e garantir a destinação adequada do descarte dos resíduos.

A reciclagem, por exemplo, é a base do desenvolvimento de produtos a partir de resíduos, no entanto pode acontecer sem necessariamente um processo de mudança de produto. É uma técnica que pode servir para retornar ao estado inicial do produto, ou para ser retrabalhada com mudanças físicas, químicas e biológicas para desenvolver um novo produto.

Resíduos orgânicos

Quando o assunto é geração de resíduos orgânicos, inúmeros ambientes entram em campo, como residências, indústrias, restaurantes e empreendimentos diversos. Para esse resíduo, alternativas muito adequadas e que trazem um retorno econômico muito interessante é a formação da biodigestão e compostagem do resíduo. Se quer saber mais sobre o desenvolvimento de produtos a partir de resíduos orgânicos, acesse aqui.

Para resíduos líquidos, a “reciclagem” simples é mais complicada, pois quase sempre o resíduo passou por etapas que alteraram quimicamente e biologicamente sua composição. Contudo, pode parecer muito complexo buscar o reutilizar um resíduo líquido; mas na verdade é uma excelente alternativa econômica e sustentável.

Para cada local gerador de resíduos líquidos, há uma característica em sua composição no descarte. É possível analisar essa condição e a partir daí viabilizar como esse “novo produto” pode ser reutilizado. Exemplificando, o resíduo pode retornar ao processo, pode ter uso em outra parte do ambiente (como para a rede hídrica sanitária), para lavagem do local ou simplesmente para um descarte correto, evitando multas. 

Uma interessante prática já realizada por muitos lava jatos é a adequação de um tratamento da água para o reuso. Além de envolver uma marca sustentável ao negócio, é o principal resíduo do negócio, sendo um excelente produto desenvolvido a partir do próprio resíduo.

Muitas indústrias, também, encontram entraves na destinação do lodo em seus processos. No entanto, existem algumas maneiras de desenvolver novos usos ao lodo gerado, podendo ser um retorno financeiro e positivo ao meio ambiente.

Além desses tipos, papéis, metais, vidros, plásticos também são resíduos muito comuns que podem ser estudados para o desenvolvimento de novos produtos. 

Mas como fazer um desenvolvimento de produtos com resíduos?

A resposta para a pergunta acima é variável para o tipo de resíduo e a intenção final do produto. Além disso, como citado acima, existem muitas formas de resíduos, então aqui estão algumas etapas que podem ajudar você!

Análise dos resíduos

É base das etapas analisar todos os resíduos que o empreendimento gera para dar um novo uso para determinado resíduo. Isso de forma a buscar melhores vantagens ao negócio, avaliando por exemplo as quantidades e possíveis tratamentos ou transformações.

Estudo

Com os resíduos bem definidos e etapas do processo na qual eles serão coletados, você precisa viabilizar o processo de transformação do resíduo. Essa viabilidade é essencial para eliminar os riscos de não atingir os resultados esperados na criação de um novo produto ou tratamento.

Testes e laudo técnico

Como é muito provável que sejam necessárias mudanças físicas, químicas ou biológicas nos resíduos, isso precisa de testes laboratoriais que adequem os procedimentos idealizados à regulamentação do produto. Esses testes trarão credibilidade para o produto e sem dúvidas o laudo técnico servirá como um diferencial do produto no mercado ou na sua utilização específica.

Segurança e qualidade

Após a testagem, o produto desenvolvido precisa da garantia que os procedimentos proporcionarão segurança e qualidade no resultado final. Para isso, todos os procedimentos precisam ser analisados e adequados da melhor forma a fim de preparar o produto para um reuso ou até mesmo ao mercado.

Análise financeira

Primeiramente, é relevante avaliar os retornos que o desenvolvimento do produto poderão gerar, analisando os custos que o descarte ou o risco de uma possível multa geraria ao resíduo antes do seu reaproveitamento. Além disso, quanto tempo demandará para que comece a dar retorno, o custo de manutenção ou reposição, entre outras variáveis.

Viu o quão interessante e importante é buscar dar um novo destino aos resíduos? Muito bem visto pelo mercado pela prática sustentável, positivo a uma reutilização no próprio empreendimento bem como a comercialização de um novo produto!
Se interessou em buscar desenvolver um produto a partir do reaproveitamento dos resíduos formados no seu negócio? Venha conversar com um consultor especializado e tire suas dúvidas; nós da CONSEQ te ajudamos a encontrar a melhor forma de realizar esse desenvolvimento e garantir retornos financeiros e sustentáveis!

Fale conosco!

Your Name*
E-mail address*
Website URL
Comment*

RSS
LinkedIn
Share
Verified by MonsterInsights