Biodigestor: como gerar lucro com ele

By Marketing

Entenda como os resíduos orgânicos que você produz podem ser revertidos em benefícios para você e até para seu bolso.

Você já pensou em economizar, mas não sabe uma maneira boa para fazer isso? Já pensou que os resíduos orgânicos que você gera podem trazer retorno para o seu bolso? Veja como você pode fazer com que aqueles resíduos orgânicos, geralmente descartados, tragam benefícios a você. O biodigestor pode ser uma ótima alternativa!

Cada dia mais crescem as preocupações com o meio ambiente. Vivemos um momento caótico no Pantanal, porém temos um cenário destoante no restante do país e do mundo. Estamos mais preocupados com o meio ambiente, com o descarte correto dos nossos resíduos em como podemos compensar o que tiramos da natureza.

Diariamente, residências, indústrias alimentícias, setores da agroindústria e diversos outros setores produzem resíduos orgânicos, como restos de alimentos, de origem orgânica e até mesmo dejetos animais. Então, costumamos descartar esse tipo de matéria para depois o serviço de coleta municipal recolher, ou em alguns poucos casos, utilizado como adubo.

Em um ecossistema equilibrado, podemos descartar esses resíduos e deixando esses decomporem-se, então na natureza sem grandes problemas. Em área urbanas, esses substratos são gerados em grande escala e podem causar um grande dano quando armazenados ou dispostos incorretamente, trazendo como consequências o chorume, proliferação de doenças, entre outros. Assim, é de extrema importância seu descarte ou tratamento correto.

Algo que poucas pessoas sabem o é real potencial que esses resíduos têm em gerar economia, quando se possui uma destinação adequada, sendo essa possível desde indústrias, fazendas e até residências. Mas como fazer isso? 

O que são Resíduos Orgânicos?

Os Resíduos Orgânicos são resíduos provenientes de origem animal ou vegetal. Nós podemos gerá-los em atividades domésticas e até mesmo setores agroindustriais. Dentre eles estão incluídos os resíduos de jardins e parques, resíduos de alimentos de cozinha (gerados por famílias, mercados, indústrias etc) e resíduos.

Segundo o SEEG (iniciativa que compreende produção de estimativas anuais das emissões dos gases de efeito estufa no Brasil), uma das recomendações para o gerenciamento e gestão de resíduos sólidos inclui mecanismos de incentivos técnicos e financeiros para a implantação pelos municípios de processos de tratamento da fração orgânica, como compostagem e digestão anaeróbica. 

Benefícios obtidos de Resíduos Orgânicos

Sabemos que os resíduos orgânicos têm um grande potencial energético e nutritivo. Tendo, assim, várias possibilidades de utilização como adubos em hortas, vasos de planta, jardins, entre outros, mas você sabe os outros benefícios que esses resíduos podem trazer?

Além de gerar um excelente adubo, os resíduos orgânicos podem ser destinados de maneira a gerar gás de cozinha. Isso torna-se possível devido aos gases que os resíduos orgânicos, em determinados processos, emitem. Podemos utilizar esses gases para diversos processos, por exemplo, na cozinha, devido às propriedades muito semelhantes com as do gás que compramos.

Além disso, você já pensou em utilizar os resíduos orgânicos descartados para produzir energia elétrica? Pois isso já é uma realidade! Os gases emitidos por esses resíduos, em determinados processos, como em biodigestores, são utilizados em processos que produzem energia elétrica, e dessa forma, gera uma grande economia. Contribuindo para você realizar aquela viagem de férias no fim do ano, ou até mesmo aquela compra que sempre quis fazer.

2 principais destinações para Resíduos Orgânicos: composteira ou biodigestor

Podemos destacar como importantes processos de destinação de resíduos orgânicos a compostagem e os biodigestores (digestão anaeróbica).

Compostagem

Segundo a Lei n° 12.305, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, “cabe ao titular dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos implantar sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos e articular com os agentes econômicos e sociais formas de utilização do composto produzido”. Mas afinal, o que é compostagem?

Uma compostagem se trata de um processo de valorização da matéria orgânica, como se fosse uma reciclagem do lixo orgânico. Podemos usar os produtos da compostagem na adubação agrícola, jardins, hortas, além de devolver à terra os nutrientes que necessita.

A compostagem recupera a matéria orgânica, permitindo que ela volte a ser usada de forma útil. Pode ser usada tanto em escala doméstica, quanto em escala industrial. Os resíduos recomendáveis para uma composteira são, por exemplo, restos de verduras e frutas, serragem e folhas secas ou até alimentos cozidos.

Aprenda a fazer uma compostagem em sua residência. 

Biodigestor 

O biodigestor é uma forma simples e prática. Ele é uma maneira de aproveitar os dejetos orgânicos de diversas formas. Existem diferentes tipos de biodigestores, pois variam de acordo com o dejeto tratado, condições do terreno recolhido, entre outros fatores. 

Esses fatores refletem no produto obtido, podendo ser gás e, também, o adubo. O biogás possui uma alta eficiência energética, já que quando convertido em energia elétrica. Algumas possíveis utilidades pode ser o aquecimento e até mesmo gás de cozinha, dependendo das condições. Podemos, também, utilizar o biodigestor em setores rurais e, em residências. Portanto, quando se trata de investimento, o retorno fica garantido.

Saiba mais sobre os processos de um biodigestor!

A biodigestão, além de ser ecologicamente mais proveitosa, pode gerar créditos de carbono, ou seja, contribui para o controle e redução dos gases de efeitos estufa (GEEs) com a possibilidade, ainda de comercializá-los.

Entenda mais sobre Biodigestores e outras soluções clicando aqui.

Your Name*
E-mail address*
Website URL
Comment*

RSS
LinkedIn
Share
Verified by MonsterInsights