Tudo sobre recursos naturais e como preservá-los.

By Marketing

Em 2019, o planeta terra atingiu o esgotamento dos recursos naturais mais cedo em toda a série histórica. Tal fato simboliza que todos os recursos utilizados para sobrevivência, tais quais, água, mineração, extração de petróleo, consumo de animais, plantio de alimentos com esgotamento do solo, entre outros, estarão com “crédito negativos” conforme a humanidade for consumindo. 

Não é de hoje que se tem em pauta o assunto sustentabilidade relacionado a um possível futuro assustador do nosso planeta terra. Desde cedo aprendemos a importância de reciclar, cuidar e colaborar com o meio ambiente. Todavia, os vieses que usamos para ensinar as crianças talvez não estejam sendo tão eficazes quanto se espera.  

Nesse sentido, há inúmeras ações que podem ser feitas para causar um menor ou até mesmo evitar certos impactos negativos no meio ambiente. Como por exemplo, minimizar a emissão de gases poluentes, evitar o descarte de lixos em locais inapropriados, gerenciamento de resíduos de maneira correta, conscientização do meio ecológico, entre outras ações. 

Quais as consequências? 

Assim como foi dito, o planeta Terra atingiu seu esgotamento de recursos naturais. Dessa forma, caso não seja mudado o atual comportamento da humanidade, consequências sérias irão ocorrer, como ausência de água potável, ar poluído, chuvas ácidas, entre outras causas. 

Por exemplo, há previsões de que os poços de reservas petrolíferas se esgotem em 2050 em determinados locais, ou seja, nestes 30 anos é importante que a humanidade revise e implante novas ações que irão suprir essa necessidade do petróleo. 

Entretanto, acredita-se que podemos mudar essa visão de causas negativas. Mas para isso, devemos ter consciência dos impactos que nossas ações irão causar, até mesmo em simples e pequenos gestos.

A separação do lixo orgânico pode causar um impacto social domiciliar, onde os membros da família notam o comportamento e, como resultado, o reproduzam. O impacto econômico, não apenas contribui com o meio ambiente, mas também estará gerando uma renda extra, o mesmo pode ser produzido em residências, indústrias, entre outros. 

O que podemos fazer? 

Em virtude da atual demanda do uso consciente dos recursos naturais e da minimização de impactos causados pelo ser humano, pode-se traçar algumas atitudes que colaboram com um futuro agradável a todos. Confira algumas delas:

1) Minimização de gases poluentes

Os gases CO2, CO, NOx, são os principais gases poluentes responsáveis pelo aquecimento global. Tais poluentes são gerados por indústrias, automóveis, desmatamentos, entre outros. 

Em 2018, o Brasil foi o 7° país que mais colaborou com o aquecimento global. Portanto, pode-se notar a tamanha importância de se pensar em mudar certos hábitos que infelizmente permanecem enraizados em nossa sociedade. 

Assim, essa mudança de hábitos pode ocorrer de pequenas maneiras, como alternar a ida ao trabalho de automóvel pela bicicleta, entre outros meios que não emitem gases poluentes ou emitem menos. Além disso, há também outras maneiras de reduzir a emissão desses gases, como o implante do uso das composteiras

As composteiras, não só colaboram para um solo rico em nutrientes, mas também contribui com uma menor emissão de CO2. Isso ocorre, porque o lixo de matéria orgânica gerado em indústrias, residências, entre outros, ao invés de ser direcionado a aterros sanitários estará sendo degradado/descomposto em certos locais mais acessíveis, o que minimiza o transporte do lixo até o aterro, consequentemente, uma menor emissão de CO2

Ainda mais, ações de neutralização também podem ser feitas e demonstram ótimos resultados. Esse processo tem como objetivo neutralizar a quantidade de CO2 emitida por empresas, residências, indústrias. 

2) Reaproveitamento

Devido a grande quantidade de itens e materiais gerados pelas indústrias após a segunda revolução mundial, fez-se necessário pensar na reutilização de certos materiais que possuem uma longa vida de degradação, como por exemplo o vidro ou o plástico. 

Analogamente a esta ideia da reutilização, abre-se margem ao fato da produção de itens com baixa vida útil em natureza, os chamados compostos biodegradáveis, que são sintetizados por meio de matérias com facilidade na degradação da matéria orgânica, como algumas sacolas de mercados, papéis vegetais, entre outros. Assim, pode-se utilizar sacolas biodegradáveis ou sacolas de panos na ida ao mercado, as compras.

Ademais, outra ação é utilizar o vidro quebrado como matéria prima para alguma decoração, tal como em quadros, mosaicos, entre outros. 

3) Lixo no lixo 

O correto descarte de certos materiais é uma das atitudes que colaboram com um futuro e atual momento promissor, pois, um simples descarte de maneira errônea pode causar drásticas consequências, como, a contaminação dos lençóis freáticos, entupimentos de valas de escoamento, entre outros. 

Um exemplo muito comum em nossa sociedade, é o descarte do óleo de cozinha na pia, uma vez que esta ação contribui para a contaminação da água. Um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água. Portanto, é de suma importância que se tenha em consciência o correto caminho do lixo. 

4) Educação e cidadania

Tendo em vista uma grande parcela das ações voltadas para um futuro melhor do planeta terra, necessita-se trabalhar a consciência dos adultos do futuro, nossas crianças. 

Por isso, a educação ecológica deve partir de casa e ser ampliada nas escolas. Um simples gesto de separar o lixo pode abrir o despertar de uma criança em se interessar pela causa.

Nesse sentido, deve-se levar em consideração os viés que usa-se para atingir este público infantil, propagandas em desenhos infantis, escolas, educação domiciliar, pautas ecológicas em rótulos de produtos infantis, entre outros. 

Simples atitudes e grande impacto?

Sim, é possível realizar pequenas atitudes que causam grandes impactos, não somente impactos ambientais, mas também, sociais e econômicos. Um grande e importante exemplo é o gerenciamento de resíduos sólidos ou composteira. A mesma, como dito, reduz uma significativa quantidade de gases poluentes, sendo assim, pode-se analisar seu impacto ambiental.

Além disso, ela é um método simples e eficaz de ser feito em casas, apartamentos, indústrias. O lixo orgânico é utilizado como material que sofrerá a decomposição por microrganismos, como resultado, este material se tornará húmus, um composto com valor comercial e como ótimo protagonista na adubagem de hortas.

Portanto, se determinada pessoa gostou da alternativa, indicará a mesma para outra pessoa e assim temos um impacto social. Mas esse não é o único benefício da composteira, ao analisar o valor comercial do húmus, há também um impacto econômico presente, em economia verde

Saiba como implantar o Marketing Verde em seu empreendimento clicando aqui.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com nossa equipe!

Your Name*
E-mail address*
Website URL
Comment*

RSS
LinkedIn
Share
Verified by MonsterInsights