Ecoeficiência: sua importância e crise ambiental

By Marketing

Há muitos anos estamos enfrentando uma crise ambiental no mundo todo. Apenas no Brasil no ano de 2019 foram queimados pelo menos 125 mil hectares de reserva da Floresta Amazônica, o que equivale a mais ou menos 172 mil campos de futebol, dando espaço para o tema ecoeficiência.

Em 2018 o Brasil foi o 7° país do mundo que mais com o aquecimento global. Assim, com todos os agravantes e esgotamento de recursos naturais, surgiu a ideia de desenvolvimento sustentável e ecoeficiência. 

Já pensou em conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental por meio da aplicação de tecnologias limpas? Já pensou em tornar sua empresa ou estabelecimento ecoeficientes, gerando benefícios a você e ao meio ambiente? Parece muito confuso e antagônico, mas vamos explicar melhor…

Primeiro, o que é ecoeficiência?

O termo surgiu na década de 80, quando ocorreu uma grande reação às catástrofes ambientais que estavam ocorrendo na época. A criação dessa expressão foi uma respostas ao ativistas, então, em 1992, na Conferência Rio-92 surgiu o conceito “ecoeficiência”. 

De acordo com o WBCSD (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), a ecoeficiência é obtida pela “entrega de bens e serviços com preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, reduzindo progressivamente impactos ambientais dos bens e serviços, através de todo o ciclo de vida, em linha com a capacidade estimada da Terra em suportar”.

Assim, a ecoeficiência, de certa maneira, tornou-se uma filosofia do desenvolvimento sustentável. Ela é a ponta entre o fornecimento de bens, necessidades humanas, redução de impactos ambientais e preservação de recursos naturais

Mas como ser ecoeficiente? 

Pode parecer impossível, já que a ideia de desenvolvimento econômico e preservação ambiental são muitas vezes colocadas em embate, mas vamos simplificar. Existem 8 pilares básicos da ecoeficiência:

  1. Diminuir materiais de bens e serviços
  2. Reduzir a intensidade energética de bens e serviços;
  3. Diminuir a liberação de substâncias tóxicas;
  4. Ampliar a utilização sustentável de recursos renováveis;
  5. Promover a reciclagem dos materiais usados;
  6. Ampliar a utilização consciente dos recursos renováveis, fomentando a sustentabilidade;
  7. Estender a vida útil dos itens;
  8. Auxiliar na educação do público sobre a gestão de recursos naturais e energéticos.

Além disso, há maneiras de realizar medidas na produção, como: 

  • Usar fontes de energia alternativas e renováveis na empresa, sendo a solar a mais recomendada pelo seu ótimo retorno financeiro; 
  • Mapear processos a fim de evitar desperdícios ou gastos supérfluos; 
  • Realizar um gerenciamento de resíduos para que ocorra o descarte correto do mesmo. 
  • Realizar uma compostagem em caso de resíduos orgânicos;
  • Criar políticas sociais que vão além da empresa.

Quais são os benefícios? 

Já que o meio industrial pode ser muito poluente devido ao grande volume de geração de resíduos e seu descarte incorreto, é de grande interesse dos administradores desvincular a marca dessa ideia de degradação ambiental

Ao usar os recursos naturais de forma mais eficiente, você consegue economizar e ainda colocar em prática o desenvolvimento sustentável de que tanto se fala hoje em dia, podendo assim, trabalhar com Marketing Verde, que traz um apelo ambiental para seus produtos ou serviços. 

Assim, é com essa ideia que podemos pensar em planejamentos amparados por três pilares: econômico, social e ambiental, onde é esta harmonia que garantirá o sucesso.

Há uma estratégia aplicada à Gestão Ambiental, a Produção Mais Limpa que, segundo a UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) “consiste na aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, que visa evitar a geração, minimizar ou reciclar os resíduos gerados pelos processos produtivos, com a finalidade de aumentar a eficiência na utilização das matérias-primas, água e energia e de reduzir os riscos para as pessoas e para o meio ambiente”.

Vantagens e benefícios da ecoeficiência

Essa ferramenta surgiu como uma forma eficaz de promover o desenvolvimento sustentável, onde, suas vantagens e benefícios que podem surgem para sua empresa, seus colaboradores, o meio ambiente e a sociedade em geral são vários, dentre os quais podemos destacar alguns:

  • Redução e reuso de resíduos gerados;
  • Redução de desperdícios;
  • Diminuição dos riscos de acidentes ambientais;
  • Redução dos custos de produção e aumento da eficiência e competitividade;
  • Melhoria nas condições de saúde e segurança do colaborador;
  • Importante melhoria da imagem da empresa perante os órgãos ambientais, consumidores, fornecedores e a comunidade.

Se interessou pelo assunto? Vem conferir nosso e-book sobre Marketing Verde. 

Portanto, ao optar pela adoção de processos produtivos mais limpos e conscientes você está tomando ações que darão base para seu Marketing Verde, para que seus clientes realmente se engajem ao adquirir seus produtos ou serviços. 

Essas vantagens competitivas sustentáveis são conquistadas através de uma série de ações bem planejadas onde visa a redução dos custos e a minimização do desperdício de matéria-prima e recursos naturais, ações que naturalmente contribuem para o aumento da lucratividade e adequação dos preços no mercado. Potencializar a eficiência dos recursos naturais  é um importante diferencial quem está buscando melhorar a visibilidade no mercado. 

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre Ecoeficiência, clique aqui e fale com um de nossos consultores!

Your Name*
E-mail address*
Website URL
Comment*

RSS
LinkedIn
Share
Verified by MonsterInsights