POPs: o que são e porque sua indústria precisa ter

By Marketing

Entenda de uma vez o que são os POPs e qual a importância deles para sua empresa!

Se um empreendimento industrial almeja crescimento e reconhecimento, não há como trabalhar diariamente sem dois fatores cruciais. Esses fatores são o controle de qualidade e a escala de sua produção, explico o porquê:

  • Controle de qualidade: quando uma empresa lança algo no mercado, seu objetivo é atender ao maior número de clientes possíveis com o mesmo nível de qualidade. Nenhum gestor coloca em seus planos entregar um lote com defeito para seus clientes.
  • Escala da produção: toda indústria em expansão compreende que a lucratividade futura está diretamente relacionada com o volume de produtos produzidos e comercializados em um dia ou mês. Por esse motivo, é muito comum projetos estratégicos visando aumentar a produção para o ano seguinte em 20%, por exemplo. Além disso, esse crescimento acompanha uma maior dificuldade em realizar o controle de qualidade por conta da quantidade de produtos diários, mostrando a dependência do item anterior.

Com esses dois fatores compreendidos, é natural que as indústrias coloquem como objetivo produzir mais e com mais qualidade. Mas nesse momento vem a pergunta chave:

Como produzir mais e com qualidade?

A resposta dessa pergunta está em apenas duas palavras: PROCESSOS PADRONIZADOS! 

Nesse sentido, empresas com processos otimizados e padronizados reduzem desperdícios, encontram os problemas que precisam focar e no final do dia entregam mais valor ao cliente!

Pelo título desse artigo, pode ser que você tenha uma dúvida em mente:

Mas qual a relação dos POPs com o controle de qualidade e a escala da produção?

Antes de tudo, precisamos entender essa sigla, POP significa Procedimento Operacional Padrão.

Como o nome sugere, o POP é um documento que orienta de forma objetiva e prática uma indústria a padronizar os processos dos setores relacionados com a produção, processos estes que anteriormente mostramos ser o caminho do sucesso da indústria.

Situação prática: um colaborador capaz de aplicar os POPs de auditoria interna saberá os parâmetros de qualidade do produto final, portanto, ele não permitirá que um produto com defeitos seja despachado para comercialização. Além disso, saberá a quem notificar os defeitos de modo a não serem repetidos.

Ou seja, POPs bem elaborados e aplicados são aliados no controle de qualidade e no crescimento da sua empresa!

Quem regulamenta os POPs no Brasil?

O órgão responsável por esse tipo de documento é a ANVISA, mas dependendo do segmento da indústria, é necessário seguir diferentes orientações que são detalhadas nas Resoluções RDC:

Os POPs e Manuais de Boas Práticas de fabricação são ferramentas utilizadas pela ANVISA para garantir que todos os empreendimentos relacionados nas RDCs apliquem um processo produtivo que respeite medidas sanitárias e, dessa forma, comercializem um produto seguro e livre de contaminações.

Compreendi o que são POPs e por que minha indústria precisa ter, mas na prática, como aplicar esses procedimentos?

Todo Procedimento Operacional Padrão apresenta uma estrutura básica que é dividida em alguns tópicos, como:

  • Nome do procedimento;
  • Objetivo do procedimento;
  • Responsáveis;
  • Local de aplicação;
  • Equipamentos necessários;
  • Etapas do procedimento;
  • Normas de segurança.

Na elaboração dos tópicos é fundamental entender que o conteúdo apresentado tem a função de orientar os colaboradores responsáveis.

Ou seja, a linguagem deve ser clara e objetiva para que, ao consultar o POP, o responsável já saiba exatamente o que fazer (e o que não fazer) para atingir o objetivo especificado.

É natural que conforme a empresa evolua, alguns processos internos sofram alterações, por esse motivo todos os POPs precisam passar por revisões e atualizações.

Isso permite que o documento cumpra com sua função de manter a indústria operando dentro dos parâmetros de qualidade.

Exemplo: indústria de saneantes

Agora que sabemos o que tem em um POP e como ele deve ser utilizado, é preciso ter conhecimento de quais POPs a indústria precisa. Para isso, vamos considerar o caso de uma indústria de saneantes.

Este segmento de indústria lida diretamente com produtos que apresentam um certo grau de perigo e também apresenta um processo de transformação da matéria-prima bem definido.

Nesse sentido, alguns setores e processos apresentam um papel fundamental para o controle de qualidade da indústria. Dessa forma, a ANVISA solicita que o controle seja feito por meio de POPs.

Porém, é válido lembrar que os POPs que sua empresa precisa podem variar de acordo com o setor que você trabalha!

Vamos, agora, ver alguns POPs que indústrias de saneantes precisam ter:

Recebimento de matérias-primas, material de envase e embalagens

Os procedimentos padrões envolvendo esse setor tem por objetivo garantir que os colaboradores avaliem as entradas do processo e verifiquem se o recebimento atende às especificações necessárias.

Dessa forma evita-se: matéria-prima com baixa qualidade, embalagem danificada, material não adequado.

Erro evitado pelo POP: caso uma embalagem danificada não seja identificada no recebimento, poderá acarretar em vazamentos no local de envase ou até mesmo acidentes quando o consumidor final tiver contato com o produto.

Calibração e manutenção de equipamentos

Os procedimentos dessa categoria auxiliam na análise das condições necessárias para o equipamento funcionar da forma adequada, minimizando riscos e, dessa maneira, garantindo a segurança dos operadores.

O funcionário responsável por aplicar o POP saberá como identificar um equipamento que necessita de manutenção. Além disso, caso exista algum problema, ele também saberá como calibrá-lo.

Erro evitado pelo POP: uma válvula que demanda manutenção pode provocar vazamentos que contaminam o ambiente da produção

Armazenamento e expedição dos produtos

Os processos relacionados a expedição e armazenamento auxiliam a empresa a afirmar se o produto elaborado atenta as especificações para a comercialização. Já no aspecto do armazenamento, garante que cada classe de produto esteja no local correto e identificado corretamente de acordo com o lote.

Erros evitados pelo POP: expedição de um produto com rótulo errado e armazenamento de um produto em um local inapropriado para a sua conservação.

Atividades de limpeza e sanitização de materiais, utensílios, equipamentos e áreas

Assim como as outras categorias, os POPs referentes a limpeza e sanitização orientam como impedir a contaminação dos materiais utilizados e em caso de contaminação, como removê-la.

Erro evitado pelo POP: envase de um produto em uma embalagem contaminada.

Se interessou pelo assunto? Clique aqui para saber mais sobre higienização do seu ambiente de produção ou aqui para entender mais sobre Boas Práticas de Fabricação e Higienização.

Nesse artigo foi possível entender a importância de registrar os processos da indústria e capacitar a equipe para cumpri-los. No entanto, os POPs só podem ser elaborados com a existência dos processos que garantem o controle de qualidade do produto. Por isso, fica a pergunta:

Sua indústria possui todos os processos otimizados para extrair a máxima qualidade?

Após esse artigo foi possível identificar se sua empresa precisa de POPs e a relação entre eles e o controle de qualidade?

Para entender como implementar em sua empresa, entre em contato com a CONSEQ! Já elaboramos estes procedimentos para empresas de Maringá e região e estamos prontos para auxiliar no crescimento de sua empresa!

Confira também nosso conteúdo presente no blog e os e-books disponibilizados em nosso site.

Fale conosco!

Your Name*
E-mail address*
Website URL
Comment*

RSS
LinkedIn
Share
Verified by MonsterInsights