Produtos agrícolas: inovação e desenvolvimento

By Marketing

A cada dia surgem milhares de produtos agrícolas novos com alta qualidade e que cobrem as principais tendências e necessidades do mercado, aumentando a concorrência e a dificuldade de se destacar nesse meio.

Assim surge a necessidade de focar em um processo de desenvolvimento de produtos (PDP) para otimizar a pesquisa e obtenção de ideias para novos produtos.

Você pode pensar: “Mas investir em um processo assim não é caro e demorado?” Bem, sim, demanda tempo e recursos, mas fazendo isso, saiba que seu produto terá um valor de mercado bem maior!

Por que investir no desenvolvimento de produtos agrícolas?

O PDP é pautado em 3 fatores principais para que seu produto agrícola tenha destaque em meio a tantos outros. São eles:

1.Segurança

O primeiro é bem óbvio: a segurança. É algo que deve ser essencial a qualquer produto. Para produtos agrícolas, ou mais especificamente, defensivos agrícolas, por exemplo, que levam compostos químicos variados, o cuidado com a segurança deve ser especial.

Para isso, você precisa tomar cuidado com o que as legislações dizem por exemplo, além de não deixar os testes com produto final de lado. (vamos falar disso ainda nesse artigo).

2.Qualidade

Além disso, como você espera se destacar no mercado se o seu produto não possui qualidade? Essa característica, principalmente, vai definir se os seus esforços valeram a pena e se o seu produto será lembrado ou não. Para isso, você vai precisar também empreender tempo em pesquisas de tendências, e testes com o produto final.

3.Inovação

A mesma pergunta do último tópico poderia ser feita aqui. Como você espera se destacar no mercado, que como foi dito, apresenta milhares, talvez milhões de produtos novos todo dia se o seu produto não apresenta nada de novo?

Seu defensivo agrícola apresenta certas vantagens em relação a um concorrente? Ele é mais barato do que o outro? Agride menos o ambiente? Por isso, procure saber o que está em falta e o que o mercado atual não supre e apresente isso no seu produto!

Gestão de inovação

Em qualquer produção de novos produtos agrícolas, você precisa ter uma boa gestão de inovação para ter um resultado final que agrade.

Para isso você precisa entender mais sobre a gestão de inovação.

Em um processo onde o objetivo é realizar ideias e gerar valor a alguma coisa, você precisa desenhar métodos para alcançar o produto final.

Por isso, é necessário uma estruturação de entradas, processamentos e geração de resultados (produto final).

Essa estruturação é a base para uma gestão de inovação dentro do processo de desenvolvimento de produtos agrícolas, que acaba sendo importante também para não existir estagnação durante as etapas.

Outro fator importante para alcançar de maneira positiva esse desenvolvimento é a pesquisa.

Pesquisa

A junção da pesquisa com o processo de desenvolvimento de produto gera o famoso P&D, que tem como principal finalidade gerar uma nova mercadoria apta a atuar de maneira significativa no atual cenário do mercado, no caso, o mercado agrícola.

O P&D é uma estratégia para o futuro do seu produto, com uma análise do que deu certo e errado, considerando o público-alvo que você deseja atingir com o produto.

Dá pra perceber então a importância de um bom marketing nessa etapa do desenvolvimento.

Viabilidade

Dentre os pontos levantados, um dos mais importantes quando buscamos colocar um novo produto no mercado agrícola, é fazer a viabilidade desse processo.

Seguindo o padrão do P&D citado, a viabilidade também é uma estratégia para evitar falhas futuras, porém o objetivo dela é validar se a ideia do novo produto é possível, e se for possível, com quais metodologias o procedimento será realizado.

A etapa de viabilidade é um estudo para obter soluções para certo problema e também para saber os pontos fortes e fracos dessas soluções, e com isso, determinar qual é a mais eficiente para ser aplicada. 

Legislação para produtos agrícolas

Além disso, algo que você deve sempre levar em consideração ao desenvolver um novo produto agrícola para o mercado, é seguir a legislação.

Os seus esforços durante o desenvolvimento do seu produto não chegarão muito longe se você não pensar também na sua regularização, afinal, um produto sem regularização nem chega no consumidor.

Então, qualquer empresa que queira desenvolver um agrotóxico, um adjuvante ou algum outro tipo de produto com finalidade agrícola, deve saber quais parâmetros seguir. 

Legislação brasileira

A legislação brasileira sobre defensivos agrícolas é uma das mais avançadas do mundo, e mostra a importância que o governo dá para legislações neste setor.

Os defensivos agrícolas são produtos químicos, biológicos ou físicos que combatem seres vivos prejudicais para as lavouras, tendo várias classificações de acordo com foco de ação. Podem ser:

  • Inseticidas (produtos químicos que combatem insetos);
  • Acaricidas (combate a ácaro),
  • Fungicidas (combatem fungos que causam doenças às plantas) e alguns outros defensivos que também existem no mercado e podem usar da metodologia citada neste conteúdo.

Testes e registro de produtos agrícolas

E, por fim, os testes finais avaliam o produto no geral, considerando os fatores falados no começo do texto, mas principalmente segurança e qualidade.

Essa etapa foca nas legislações e tem como “guias”, no caso dos produtos agrícolas, os órgãos responsáveis: ANVISA, IBAMA, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Nessa etapa, esses órgãos avaliam principalmente os riscos ao meio-ambiente, a saúde humana e dos animais.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais, entre em contato com um consultor e vamos te ajudar!

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