Saiba Quais Os Perigos de Não Tratar Sua Água Corrente

By Marketing

1. Introdução

Você sabe qual a importância da água para o meio ambiente? Nos últimos anos, na medida em que os impactos ambientais causados pelo setor industrial começam a fazer parte do conhecimento geral, surgiram novas leis com o objetivo de reverter ou amenizar esses efeitos. Deste modo, grandes empresas começaram a buscar alternativas mais limpas para seus meios de produção. O objetivo era de manter seu lucro sem que o meio ambiente seja impactado de forma ruim.

Mas afinal de contas, o que é “meio ambiente”? Segundo a lei 6.938, de 31/08/81, é o “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. Ou seja, o meio ambiente é importante não somente pela natureza, mas também para a existência humana!

1.1. O Brasil e a potência hídrica

No ano 2000, a ONU aprovou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, traçando metas até o ano de 2015. Em meio aos seus 8 objetivos, constava a busca pela redução da fome no mundo e de pessoas sem acesso a água potável. Já em 2010, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas reconheceu o direito a água potável e limpa como direito humano.

O Brasil é a maior potência hídrica do mundo, com 13% das águas doces superficiais do planeta, estando elas em grande parte nas bacia Amazônicas. Nosso país tem quase 2 vezes mais água que a Rússia, cerca de 4 vezes mais água que Canadá, Indonésia, China, Colômbia e Estados Unidos. Mesmo assim, muitos brasileiros não têm acesso a água potável e saneamento. Isso não se deve a falta de água potável no país! Ocorre por causa da falta de proteção dos mananciais e reservas de água e também pelas más gestões e planos de governos.

No ano de 2021, o Brasil enfrentou a maior crise hídrica da história do país. A falta d’água começa a ser perceptível até mesmo nos grandes centros urbanos. Segundo dados recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 16% da população, em média 35 milhões de pessoas não têm tratamento de água decente no Brasil.

Isso trás ainda mais à tona na mídia e redes sociais o impacto que o ser humano vem trazendo à natureza e as consequências disso. Desperta-se, portanto, interesse em se posicionar e mudar a realidade para termos um futuro melhor.

2. Importância do tratamento de água

A água é considerada o solvente universal, sendo utilizada como principal matéria-prima em quase todos os processos de indústria. Efluente, é como chamamos todo o despejo líquido gerado nas diversas etapas de um processo produtivo. Ou seja, toda a água que é utilizada em uma indústria e que logo mais será descartada. Classificamos esses efluentes industriais de acordo com suas condições físicas, químicas ou contagiosas. Por exemplo, temos os resíduos de Classe I, que abrangem aqueles ditos perigosos. São estes que apresentam risco à saúde e ao meio ambiente ou podem ser inflamáveis, corrosivos, tóxicos, reativos ou patogênicos.

É por causa desses contaminantes e os impactos que eles causam que as empresas são responsáveis por tratar esse efluente antes de descartá-lo. O não tratamento e descarte de forma negligente é considerado crime ambiental pois pode contaminar os rios e lençóis freáticos. Apenas um litro de água contaminada pode atingir quilômetros de rios e esgotos e trazer doenças para os seres vivos – bem como destruir vegetações e outros prejuízos para a natureza.

Outro ponto a ser considerado, além do tratamento desse efluente, é o possível reúso dele no processo industrial ou em diversas áreas da empresa. Isso diminui a demanda de água potável que a indústria consome e também pode ser uma forma de economia, destinando a água reutilizada em áreas como, limpeza da fábrica, nos banheiros, entre outros, que diminuem a conta altíssima de água proveniente da Sanepar.

2.1. Como minha empresa deve atuar ?

A maioria das empresas atua nos centros urbanos, sendo consideradas parte importante da sociedade. Desta forma, quando uma empresa promove ações como o tratamento e o reuso da água, demonstra preocupação e cuidado com o meio ambiente e, a priori, com a sociedade e a população que a cerca.

A água industrial, quando tratada, resulta na recuperação da qualidade da água utilizada em diversos processos industriais e trás benefícios econômicos com o reuso dela. Sendo assim, devemos estar atentos e buscarmos estar em dia perante à lei e a sociedade.

3. Perigos do descarte indevido da água não tratada

Visto os problemas causados pelo descarte indevido e ausência de tratamento de água, atualmente temos inúmeras leis ambientais que garantem que esse parâmetro seja cumprido. Além disso, as empresas enfrentam a grande força da opinião pública. Essa está cada vez mais atenta e informada sobre o comportamento das empresas em relação as suas práticas de preservação do meio ambiente e os (não) investimentos.

A sociedade intensificou a atenção às condutas industriais, particularmente após o grave acidente da cidade de Mariana, em Minas Gerais, em novembro de 2015. Esse acidente causou danos naturais irreversíveis, cobrando ainda mais das autoridades por fiscalização e aumentando as chances de multa e intervenções graves.

Essa pressão social também se intensificou devido ao alto alcance que essas notícias têm em redes sociais. Empresas envolvidas em problemas ambientais, certamente serão alvo de forte crítica da mídia e do público em geral, o que pode causar sérios danos à sua imagem. Dependendo da gravidade da situação, movimentos sociais podem promover boicotes. Isso afeta desde seu valor acionário até sua capacidade de fazer negócios.

A sucessão de falta de responsabilidades pode sujeitar os infratores a multas, detenção e reclusão, o que varia de acordo com cada caso, presente nas sanções previstas na Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Entre as resoluções propostas no Brasil, que tratam da questão abordada, temos as resoluções do CONAMA, as quais serão consideradas em questão: Resolução CONAMA No 357 DE 17/03/2005 e a Resolução CONAMA No 430 DE 13/05/2011.

Está interessado em se adequar e trazer grandes benefícios a sua empresa com o tratamento de água? Entre em contato conosco e acompanhe nosso site para mais artigos como esse.

Your Name*
E-mail address*
Website URL
Comment*

RSS
LinkedIn
Share
Verified by MonsterInsights