Atualmente, o mercado de cosméticos no Brasil é uma área promissora, visto que a procura por produtos que facilitem os cuidados da pele, da saúde e beleza sempre será um dos objetivos dos consumidores brasileiros, assim, cada vez mais novas empresas de cosméticos surgem.
Prova disso é a presença de grandes empresas de cosméticos brasileiras que atuam nesse mesmo setor, como por exemplo a Natura e o Grupo Boticário, os quais conseguiram se estabelecer no mercado de maneira excepcional, além de criar uma identidade própria muito forte.
Apesar dessas grandes empresas presentes no mercado, ainda há bastante espaço para novos negócios, e é nesse contexto que informaremos como dar início à sua empresa de cosméticos, citando alguns pontos importantes da legislação, ANVISA e de como regularizar seus cosméticos.
Após isso, é importante ter uma atenção às algumas questões legais, portanto, podemos citar alguns pontos cruciais para considerar em um novo negócio, baseados em documentos previstos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e a legislação de cosméticos.
Você pode conferir outras informações sobre o AFE clicando aqui.
Esses são alguns dos principais documentos para você considerar ao abrir uma nova empresa.
Mais um importante ponto para a regularização é realizar e desenvolver o controle de qualidade dos cosméticos e processos.
Esse controle, de acordo com a ANVISA, pode ser definido em algumas ações feitas para verificar, assegurar e monitorar a qualidade durante todas as etapas de fabricação, analisando características visíveis ou biológicas das matérias que fazem parte da produção, embalagens e produto final.
É dividido em duas categorias:
Essas especificações se referem a documentos elaborados com características dos materiais, ou seja, características da matéria-prima, materiais de embalagens e produto final. Alguns exemplos de informações que devem constar neste documento:
Esses são apenas alguns exemplos listados pelo dossiê técnico de controle de qualidade de produtos cosméticos do SBRT ( Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas )
Após essas etapas, é interessante que você armazene os documentos novos em um local seguro e de acesso fácil, dessa forma você terá uma agilidade maior caso seja necessário o uso desses documentos.
Um tema que atualmente é muito relevante até mesmo na hora de vender o seu produto, é a produção sustentável, a qual consiste ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, implementar as melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais.
É importante lembrar que muitos dos consumidores de cosméticos levam em consideração essas questões ambientais na hora de comprar algum produto, assim, é muito interessante ter em mente essas informações e agregar um diferencial para a a sua empresa, chamado “Marketing Verde”.
Esse é apenas um exemplo de como promover a sua empresa enquanto ajuda o meio ambiente e a sociedade. Vale ressaltar que existem várias formas para pôr em prática essa produção sustentável.
Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como abrir sua empresa de cosméticos, entre em contato com um consultor e iremos te ajudar!