Empresas de cosméticos: como abrir uma?

By Marketing

Mercado e empresas de cosméticos

Atualmente, o mercado de cosméticos no Brasil é uma área promissora, visto que a procura por produtos que facilitem os cuidados da pele, da saúde e beleza sempre será um dos objetivos dos consumidores brasileiros, assim, cada vez mais novas empresas de cosméticos surgem.

Prova disso é a presença de grandes empresas de cosméticos brasileiras que atuam nesse mesmo setor, como por exemplo a Natura e o Grupo Boticário, os quais conseguiram se estabelecer no mercado de maneira excepcional, além de criar uma identidade própria muito forte.

Apesar dessas grandes empresas presentes no mercado, ainda há bastante espaço para novos negócios, e é nesse contexto que informaremos como dar início à sua empresa de cosméticos, citando alguns pontos importantes da legislação, ANVISA e de como regularizar seus cosméticos.

Por onde começar?

  • O primeiro passo que precisa ser feito para dar início à uma produção de cosméticos é definir quais tipos de cosméticos você irá produzir, como por exemplo: produtos para cabelos, para corpo, voltado para o público masculino ou feminino.
  • Você deve realizar uma pesquisa de mercado próximo nessa etapa, a fim de entender o perfil do cliente e a área na qual seus produtos atuarão.
  • Após isso, você precisará de um local apropriado para a realização dos processos de produção. É muito comum encontrar locais mais afastados da cidade atendam suas necessidades. Com cerca de 150m² você já consegue dar início à uma mini fábrica de cosméticos, ou seja, espaço para colocar seus equipamentos, estocar suas matérias primas e produtos, banheiros e cozinha para os funcionários.
  • É necessário um responsável técnico para fazer e vender cosméticos, portanto, defina um profissional da área de química ou farmácia qualificado para essa função, além de avaliar e contratar funcionários para o auxílio na produção.

Após isso, é importante ter uma atenção às algumas questões legais, portanto, podemos citar alguns pontos cruciais para considerar em um novo negócio, baseados em documentos previstos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e a legislação de cosméticos.

Documentação necessária 

  • Alvará Sanitário: é basicamente um documento que permite o funcionamento do estabelecimento, atestando que o local atende às normas de saúde pública e sanitária impostas pelo município. É obtido por meio de uma solicitação de vistoria pela autoridade sanitária municipal ou estadual, que será realizada por fiscais do setor.
  • Certificado de AFE: o Certificado de Autorização de Funcionamento, é um documento emitido pela Anvisa que comprova autorização da empresa em exercer suas atividades, e para requerer esse documento, é necessário apresentar à Anvisa alguns documentos.

Você pode conferir outras informações sobre o AFE clicando aqui.

Esses são alguns dos principais documentos para você considerar ao abrir uma nova empresa.

Regularização de cosméticos

Mais um importante ponto para a regularização é realizar e desenvolver o controle de qualidade dos cosméticos e processos.

Esse controle, de acordo com a ANVISA, pode ser definido em algumas ações feitas para verificar, assegurar e monitorar a qualidade durante todas as etapas de fabricação, analisando características visíveis ou biológicas das matérias que fazem parte da produção, embalagens e produto final.

É dividido em duas categorias: 

  • Controle de matéria prima no início e final da fabricação: Acontece geralmente em laboratórios, e deve apresentar algumas especificações dos materiais utilizados.
  • Controle do processo de produção, que consiste em identificar o que acontece ou os materiais, determinar o número do lote e a data de fabricação, o equipamento e a quantidade final do produto;

O que são essas especificações?

Essas especificações se referem a documentos elaborados com características dos materiais, ou seja, características da matéria-prima, materiais de embalagens e produto final. Alguns exemplos de informações que devem constar neste documento:

  • Prazo de validade: é o período de tempo em que o produto estará íntegro e seguro para o consumo. É responsabilidade de laboratórios ou empresas qualificadas, e utilizam um método de testes até obter um melhor resultado.
  • Fórmula do produto: se refere aos componentes que formam o produto final, especificando também a quantidade utilizada.
  • Cuidados: Condições e precauções no armazenamento ou aplicação, quando necessário.

Esses são apenas alguns exemplos listados pelo dossiê técnico de controle de qualidade de produtos cosméticos do SBRT ( Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas )

Após essas etapas, é interessante que você armazene os documentos novos em um local seguro e de acesso fácil, dessa forma você terá uma agilidade maior caso seja necessário o uso desses documentos.

Produção sustentável

Um tema que atualmente é muito relevante até mesmo na hora de vender o seu produto, é a produção sustentável, a qual consiste ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, implementar as melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais.

É importante lembrar que muitos dos consumidores de cosméticos levam em consideração essas questões ambientais na hora de comprar algum produto, assim, é muito interessante ter em mente essas informações e agregar um diferencial para a a sua empresa, chamado “Marketing Verde”.

Esse é apenas um exemplo de como promover a sua empresa enquanto ajuda o meio ambiente e a sociedade. Vale ressaltar que existem várias formas para pôr em prática essa produção sustentável.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como abrir sua empresa de cosméticos, entre em contato com um consultor e iremos te ajudar!

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