Você já deve ter se perguntado em algum momento “o que faz um engenheiro químico?”. A resposta mais curta e completa que posso lhe dar é: buscar salvar o mundo. Confira no nosso artigo como a engenharia química pode te auxiliar no dia a dia!
Antes de falarmos sobre a atuação do engenheiro químico, é necessário entendermos que a engenharia química é uma profissão vasta e muito presente na sua rotina!
Segundo o Instituto Americano de Engenharia Química (AIChE) “A Engenharia Química dedica-se à concepção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação dos processos e dos seus produtos”. Em outras palavras, o engenheiro químico busca transformar a matéria prima em produtos úteis para o consumidor final.
A área de trabalho de um profissional da engenharia química é bem vasta pelo motivo de ser um profissional com diversos conhecimentos adquiridos na graduação. Alguns dos principais locais de trabalho são as indústrias. Podendo citar o setor de: cosméticos, combustíveis, tratamento de efluentes, celulose e papel, alimentício, tintas e outros diversos locais.
Dentro da área de projetos e processos, o engenheiro químico é responsável por:
Entretanto, alguns engenheiros buscam trabalhar com áreas relacionadas à gestão de negócios. Nesse campo, o engenheiro fica responsável por negociações, gerenciamento e criação de estratégias, controle de indicadores e assumem papéis de lideranças dentro da organização.
Por ser conhecida como a engenharia universal, a engenharia química está presente em todos os produtos utilizados atualmente. Desde o pneu do seu carro até o bloco de anotações no seu trabalho, a profissão busca trazer inovação e praticidade para a sua rotina.
Pense no processo de obtenção do combustível. O engenheiro atua na extração do petróleo, separação, purificação da gasolina, segurança do transporte e armazenamento para permitir que você consiga abastecer o seu automóvel.
Além disso, a engenharia química também está presente na sua alimentação. Com a criação de sementes mais resistentes e produtivas, agrotóxicos para controlar pragas e doenças, controle na armazenagem dos grãos e processamento de alimentos, o engenheiro ajuda no combate a fome do mundo.
Apesar de o engenheiro poder trabalhar em diversas áreas, um dos valores que a profissão exige em todos os ramos é a busca pela sustentabilidade. O uso de sua expertise na modificação de processos visando à redução da poluição é uma missão diária do profissional da engenharia química.
Entre algumas ações dentro de indústrias para minimizar o impacto global, temos o PGRS (Planejamento de Gerenciamento de Resíduos Sólidos). Esse é um documento para identifica e quantificar todos os resíduos sólidos gerados pela sua empresa, indicando qual será a forma de descarte correta.
Além disso, para resíduos líquidos, existem os projetos de tratamento de efluentes como solução. Nesse processo, o resíduo será tratado de acordo com a finalidade desejada, podendo ser para se adequar dentro as normas de descarte ou para reutilização dentro do processo industrial.
Já para gases residuais de indústrias, a engenharia química buscar reduzir a poluição com o uso de filtros e outros equipamentos que evitem que contaminantes sejam lançados na atmosfera. Ainda, uma das alternativas que muitas empresas buscam para estar dentro de práticas ESG, são os projetos de neutralização dos gases de efeito estufa.
Por fim, quando falamos sobre energia. O profissional de engenharia busca formas renováveis para substituir o uso de carvão e petróleo, que são os principais causadores da poluição. Hoje, algumas fontes renováveis de energia que temos são as hidrelétricas, eólica, solar, nuclear e geotérmica, produzida pelo calor oriundo do interior da terra.
Você já se perguntou quem é o responsável pelo desenvolvimento de medicamentos e vacinas? Acredite ou não, o engenheiro químico tem grande participação nesse setor. Se não fosse por esse profissional, ainda sofreríamos com muitas doenças hoje em dia!
Dentro da área de nano e biotecnologia, a engenharia química vem auxiliando na luta contra o câncer com o desenvolvimento de drogas quimioterápicas para combater as células causadoras da doença. Além disso, muitos antibióticos utilizados atualmente no combate de bactérias e infecções fazem parte da contribuição do engenheiro.
Ainda dentro da área da saúde, o engenheiro químico auxilia na desinfecção e esterilização de equipamento, sendo um dos mais utilizados atualmente o álcool 70º. Durante a pandemia, quando a demanda por álcool em gel aumentou, o Carbopol (substância que gera consistência de gel) ficou escasso. Com isso, os profissionais da engenharia química buscaram por inovação e substitutos e foi encontrado a MFC, um produto nacional e natural que pode ser utilizado.
Devido ao avanço da medicina e o desenvolvimento de novos medicamentos e procedimentos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a esperança de vida do brasileiro aumentou em torno de 31 anos no período de 1940 a 2019. Com isso, é mais uma ação da engenharia química para proporcionar melhoria de vida às pessoas.
Além de todo conhecimento técnico, o profissional da engenharia química apresenta habilidades imprescindíveis para o trabalho em uma empresa. A capacidade de liderança, trabalho em grupo, resolução de problemas complexos e visão sistêmica são características que você vai encontrar em um engenheiro químico.
A CONSEQ é composta por estudantes de engenharia química da UEM que buscam propor soluções e desenvolver ideias para o seu negócio. Por meio do auxílio de professores e doutores da universidade, a CONSEQ pode auxiliar na identificação e resolução dos problemas da sua empresa, visando aumentar o desempenho da sua empresa.
Ficou interessado para ver como a engenharia química pode auxiliar na sua empresa? Entre em contato conosco e faça uma reunião gratuita! Estamos te esperando ☺
Roberto Emanoel Martins Cardoso
maio 15, 2022Gosto muito de quimica .