Neutralização de carbono: importância e benefícios

By Marketing

O que é?

A neutralização de carbono em empresas, é uma técnica utilizada para compensar os gases contribuintes para os efeitos estufa que ela produz e não podem ser reduzidos.

O objetivo principal do protocolo de crédito de Carbono, definido em 1977 em Quioto, é evitar a mudança climática no planeta, fazendo um cálculo geral da emissão de Carbono ou Carbono equivalente (CO2).

Principais maneiras de realizar uma neutralização

Esta técnica é colocada em prática na maioria das vezes fazendo o plantio de árvores, pois a plantação da mesma tem uma facilidade alta tanto para uma empresa quanto para indivíduos, o custo é baixo e além disso, traz benefícios com um horizonte maior do que apenas a neutralização de gases, como uma maior biodiversidade e uma ajuda no solo, exatamente por isso, o plantio é muito motivado e utilizado para o processo de neutralização.

Para fazer a mensuração da quantidade de gases emitidos pela empresa, são utilizadas ferramentas, um exemplo dessas são as Greenhouse gas protocol (GHG PROTOCOL) e ISO14064.

Melhore a imagem da sua empresa

Sendo assim, uma das importâncias de fazer a neutralização de carbono e dos gases emitidos por uma empresa no geral, além de passar uma imagem positiva para os clientes e população em geral, existem vários certificados que o empreendedor pode receber por seguir a neutralização corretamente. Entre esses certificados, existe o RCE (Redução certificada de emissões) ou crédito de Carbono como já citado, este certificado equivale a uma tonelada de Dióxido de Carbono.

Os créditos de Carbono devem ser seguidos não só por empresas fixas, mas também na realização de eventos, este método vem inclusive crescendo muito na conscientização dos organizadores de grandes eventos, para que os mesmos tenham os créditos após a realização.

Marketing verde

Adicionando mais um ponto positivo, de cumprir a compensação de gases, está uma forma de marketing, que é o marketing verde, que traz para empresa uma imagem positiva e pode motivar pessoas a quererem o serviço realizado pela empresa.

Sensibilizar clientes e até mesmo outras empresas, essa ramificação do marketing sustentável atrai para a empresa não só imagem para o seu negócio próprio como também um retorno econômico, tanto em maior venda quanto em eficácia para menos gastos nos processos de gastos. 

Créditos de carbono

Os créditos de Carbono são oportunidades para a possibilidade do surgimento de novos, pelo fato de disponibilizar uma amplitude alta de novas possibilidades de negócios e também de atrair mais investidores, o que pode acarretar em uma impulsão maior para o crescimento da empresa, que consequentemente trás para a mesma mais negócios.

Esta parte de crescimento é vista pelo fato de que a consciência ambiental, vai ser transformada em commodity, que é tudo que pode ser utilizado como matéria prima, então essa conscientização do mundo em focar na neutralização ou em qualquer forma de negociação sustentável pode ajudar muito o Brasil e suas empresas, pois nosso país tem um potencial grande para disponibilizar o que é necessário. 

Engajamento de colaboradores é um fator que também é influenciado pela disponibilidade da empresa em fazer a neutralização de Carbono, e isto está muito ligado com a imagem positiva passada pelo marketing verde, engajar clientes não é somente ligado com os serviços prestados, mas também com a transparência e positividade em ações da empresa no mundo.

Desta maneira, podemos afirmar que a neutralização é de extrema importância para uma empresa que quer ter um bom engajamento em relação tanto aos seus negócios quanto a sua visão geral.

Além de todos esses fatores, a neutralização é uma lei, então entre os benefícios também entra a precaução de multas e outros problemas com os responsáveis fiscais destes meios. 

Aqui você confere um case relacionado com o tema!

Quer saber mais? Entre em contato!

Your Name*
E-mail address*
Website URL
Comment*

RSS
LinkedIn
Share
Verified by MonsterInsights