Economia circular na destinação de resíduos

By Marketing

O que é economia circular? 

Para começar podemos dizer que economia circular é uma forma de se pensar e agir tendo como foco a utilização e principalmente reutilização do que a natureza nos oferece de recurso.

Basicamente, a economia circular é uma estratégia para a redução, reutilização e reciclagem de materiais, que tem como princípio considerar que resíduos podem atuar como como insumos na produção, reaproveitando materiais para outros fins ou também materiais que já passaram do seu “tempo de uso”, ao invés de sempre ter que descartá-lo e ir atrás de novas matérias-primas.

A economia circular tem familiaridade com a técnica chamada “cradle to cradle” que significa “de berço a berço” que foi desenvolvida por Michael Braungart e William McDonough, os quais escreveram um livro com esse mesmo nome, onde é pregado e falado sobre as indústrias adotarem sistemas onde se tem uma ideia central de que os recursos sejam gerido de tal maneira que seja possível a reutilização dos materiais.

De forma mais simples, é uma ideia de que as indústrias parem de pensar que quando um produto não funciona ou os descartes da produção sejam o fim de tudo, e começarem a pensar que seja possível a reutilização desses materiais. 

Então é uma estratégia que vem ocorrendo em algumas empresas pelo mundo, já que hoje é cada vez mais uma tendência do mercado e das empresas se tornarem sustentáveis e darem mais importância para as causas relacionadas ao cuidado com a natureza.

E essa é uma boa forma, além de que outro intuito dessa estratégia é o surgimento de novas ideias e técnicas de reutilização e porque não talvez o surgimento de novos produtos, mas isso explicaremos melhor no próximo tópico.

Quais os benefícios da economia circular na destinação de resíduos?

Na realidade existem alguns benefícios que podem ser citados da economia circular em relação à destinação de resíduos, já que estão totalmente relacionados entre si.

O primeiro benefício e talvez o mais notável é que, a empresa que adotar uma economia circular, ela vai cada vez menos gerar resíduos com destinação a lixões e aterros, poluindo cada vez menos o meio ambiente.

Também existe um benefício em relação a questão financeira da empresa, pois ocorre o reúso de materiais como insumo para a produção, em muitos casos vai começar a diminuir a necessidade de compra de novos insumos e nova matéria-prima, pois a mesma vai ser suprida pelos materiais que vão vir da reutilização.

Então além de ter um impacto ambiental positivo, nesse caso podemos ver e concluir que também pode se ter um impacto positivo no “bolso” das empresas, poupando uma certa quantia de dinheiro delas.

Outro benefício que podemos citar é o da inovação, algo que é essencial para conseguir se destacar no mercado e da concorrência.

Isso ocorre pelo fato de que a reciclagem de alguns materiais muitas vezes não é tão simples quanto parece, por vezes por ser um material de recuperação difícil ou com um preço muito alto para esse processo de reciclagem. Nessa parte que entra em prática a questão da inovação tentando buscar novas maneiras de se fazer um correto proveito dos resíduos em questão, às vezes até mesmo descobrindo novas maneiras de se fazer certa reciclagem que ainda não foi explorado.

Outro benefício que ocorre é com a imagem da marca, já que se torna muito interessante e positivo ter práticas sustentáveis atreladas ao nome de sua empresa, visto que como citado anteriormente neste próprio artigo é cada vez mais tendência as empresas buscarem a sustentabilidade.

Nos dias atuais os próprios clientes muitas vezes optam por empresas que eles sabem que realizam práticas sustentáveis e que dão a devida importância a essas práticas.

Isso é algo que tende a aumentar cada vez mais e as empresas que estiverem alinhadas a esses pensamentos podem acabar se dando melhor.

Como implementar a economia circular na destinação de resíduos?

Você pode seguir alguns caminhos e alternativas e aplicar essa destinação adequada para os seus resíduos!

A destinação dos resíduos é responsabilidade das empresas que geram eles, logo cabe a elas entender como esse descarte pode ser feito.

Para que esses resíduos sejam como falado no início utilizados  como insumos, tem duas coisas que podem ser feitas.

A primeira seria a própria empresa que gera os resíduos tratar eles ou armazenar eles corretamente, para que possam ser utilizados novamente.

Nesse caso a empresa pode precisar de algum maquinário ou sistema de tratamento para que possa reutilizar os resíduos na produção. Isso pode gerar um custo inicial e afastar algumas empresas dessa solução, porém se for implementada, com o tempo você precisará comprar menos insumos e então será poupado dinheiro dessa parte.

Outra coisa que pode ser feita para a destinação visando a economia circular é a venda dos resíduos para empresas fazem corretamente a reciclagem. Existem várias empresas que fazem essa coleta e podem estar fazendo a reutilização desses materiais.

Mas de qualquer forma, ambas as dicas funcionam e deve se escolher aquela que apresenta um melhor benefício para quem produz e gera os resíduos.

Após as análises e dicas acima, podemos concluir que ao realizar uma destinação dos resíduos visando os ideias da economia circular trás diversos benefícios para a empresa e para a sociedade como um todo.

Além de trazer benefícios na questão de redução de custos e inovação, tem o maior benefício que é o cuidado com a natureza, já que essa destinação correta vai ajudar a poluir bem menos além de também ter que tirar menos materiais da natureza sempre que for produzir algo novo.

Além de que no fim, mesmo que tenha um custo inicial para fazer um tratamento correto para a reutilização, os benefícios que trazem acabam se igualando e valendo a pena essa mudança.

Se interessou? Clique aqui para falar conosco!

Your Name*
E-mail address*
Website URL
Comment*

RSS
LinkedIn
Share
Verified by MonsterInsights