Como realizar um Planejamento e Controle de Produção (PCP)?

By Marketing

Entenda como um Planejamento e Controle de Produção (PCP) pode auxiliar a sua empresa, podendo até mesmo aumentar seus lucros!

Os negócios que possuem os setores de produção e logística ressaltam cada vez mais a importância de haver áreas que focam em adquirir mais qualidade, rapidez e menor custo nos processos. Uma alternativa de alcançar esses resultados é por meio do PCP

Mas afinal, o que é PCP? 

O Planejamento e Controle de Produção é um processo que auxilia o gerenciamento dos processos de produção, conseguindo ter uma noção maior das suas necessidades,  consequentemente reduzindo custos e aumentando o lucro

Além disso, ele é baseado em planejar cada etapa de quando, quanto, onde e a ordem de produzir seus produtos. É um sistema que permite controlar, prever e otimizar os recursos. Sem um planejamento de produção, torna-se difícil o negócio se manter competitivo e oferecer seus produtos ou serviços com a qualidade necessária.

Se você ainda não possui um negócio próprio mas tem interesse em abrir, acesse esse link para entender como a CONSEQ Consultoria pode te ajudar.

Ficou curioso? Então continue lendo para entender como aplicá-lo na sua empresa.

Para realizar o Planejamento de Produção, basta seguir as seis etapas que estão mais detalhadas a seguir.

1. Previsão de Demanda

Etapa de levantamento de dados históricos e estatísticos para projetar e  identificar os produtos mais vendidos, a matéria-prima mais utilizada, o estoque mínimo de cada produto e as vendas por estação. 

Com isso, é possível dimensionar a produção e verificar os recursos materiais e humanos necessários para o processo, podendo ter um estoque mais assertivo.

2. Planejamento e Capacidade de Produção

Com os dados da previsão de demanda definidos a médio e longo prazo é necessário analisar a capacidade de produção da empresa para verificar se deverá ser feito algum tipo de adaptação nos setores. Dessa forma, pode-se aumentar a capacidade de produção ou reduzi-la de acordo com essa necessidade.

3. Planejamento Agregado de Produção (PAP) 

O objetivo é definir a melhor estratégia de produção para a empresa. Para isso, considera-se as decisões relativas ao volume de produção, estoque, demissão e contratação de pessoas, necessidade de horas extras e contratos de serviços de logística e fornecimento.

Geralmente é feito anualmente, mas há uma revisão mensal, que leva em consideração a demanda do consumidor e a capacidade de produção. 

4. Plano Mestre de Produção (PMP)

O PMP permite analisar e direcionar recursos para que a produção de um determinado período seja executada e atenda à demanda, considerando a execução de curto prazo dos planos de produção.

Realiza-se um plano mais detalhado, cobrindo não apenas a previsão de demanda, mas também as ordens de compra e produção em aberto e as encomendas feitas. Ou seja, trata-se da operacionalização dos planos de produção mencionados anteriormente.

5. Programação Detalhada de Produção (PDP)

O principal objetivo é mostrar como a empresa realiza suas operações diariamente, de forma mais clara, a rotina do “chão de fábrica”. Algumas atividades envolvidas nesta etapa são:

  • Sequência de ordens de produção: Define a sequência operacional das máquinas para reduzir a ociosidade, atrasos e estoques;
  • Gerenciamento de materiais: Pretende controlar o estoque, definir o tamanho dos lotes, o estoque de segurança e como reabastecer a matéria-prima;
  • Emissão de ordens de produção: É a implementação do programa de produção, emitindo os documentos necessários para que as operações sejam iniciadas; 

Nas empresas que trabalham com produção repetitiva, grande volume de produção e pouca variedade de produtos, o PDP deve ser orientado por sistemas de produção. Alguns exemplos são Kanban, Seis Sigma, Poka-Yoke e Kaizen.

Por outro lado, as empresas que têm produção intermitente, baixo volume de produção e uma grande variedade de produtos, possuem mais dificuldade em realizar o PDP, sendo mais indicado o uso de algum software específico.

6. Controle de Produção

É o acompanhamento sobre o tempo e o desempenho do processo, armazenando os dados atualizados para uso em decisões posteriores. Ou seja, avaliar a conformidade das ações adotadas com o planejamento de produção previamente estabelecido por meio de análise de dados, estimativas, controle de produção de curto prazo e identificação de falhas.

E quais as vantagens para meu negócio?

Principalmente a melhoria dos resultados da produção e tomadas de decisão mais precisas e adequadas dentro da rotina são os benefícios que um controle de produção proporciona. 

Outras vantagens estão listadas abaixo:

  • Avaliação de recursos ociosos: Itens de estoque parados significa perda de dinheiro. Sendo assim, com um PCP pode-se reprogramar o planejamento de compras de forma que os insumos nunca faltem e não fiquem parados no estoque.
  • Planejamento de produção: Um sistema PCP também permite planejar a produção organizando as operações pendentes por recurso produtivo. Com isso, é possível otimizar o tempo de ociosidade dos recursos, definindo exatamente quando e o que precisa ser feito.
  • Acompanhamento de produção: O sistema de planejamento e controle de produção permite acompanhar todas as ordens a partir da data de entrega. Ainda, permite enxergar em qual momento da produção elas se encontram.  Assim, você poderá ter uma noção exata dos prazos que precisa cumprir para evitar imprevistos e problemas no futuro.
  • Análise por recurso: Dessa forma, é possível verificar datas específicas e, com isso, gerar relatórios de desempenho e estatísticas que te auxiliam a melhorar as decisões de compras no futuro.

Portanto, podemos perceber que o Planejamento de Controle de Produção é uma opção ideal para aumentar a produtividade, eliminar falhas e reduzir custos e, melhor ainda, aumentar o lucro. 

Além de todas essas vantagens, aplicando um PCP, o seu negócio ganha maior visibilidade e credibilidade com os clientes, porque recebe os serviços de forma ágil e com maior qualidade, tendo mais Market Share.

A CONSEQ Consultoria está disponível para oferecer mais informações e esclarecer dúvidas sobre esse conteúdo. Principalmente, te ajudar a aplicar essa ferramenta no seu negócio. Se ficou interessado, entre em contato com a gente!

Your Name*
E-mail address*
Website URL
Comment*

RSS
LinkedIn
Share
Verified by MonsterInsights