No cenário atual de pandemia, assuntos relacionados a saúde nunca foram tão importantes. Hábitos simples relacionados à higienização que deveriam ser comuns têm agora maior atenção.
Assim, cuidados com higiene pessoal são necessários para combater inúmeras doenças e problemas que microrganismos podem causar e também melhorar a nossa qualidade de vida.
Quando o tema é higienização, pensamos somente em cuidados pessoais relacionados a limpeza. No entanto, higienização é um termo utilizado para representar um conjunto de medidas e conhecimentos na promoção e manutenção da saúde e bem estar.
Além de cuidar da higiene pessoal como um todo, também é necessário prestar atenção na higienização mental e social, cuidando do nosso intelectual e emocional.
Higienização mental se refere aos cuidados que devemos tomar para garantir o equilíbrio comportamental e psicológico, nos garantindo um bom convívio sociocultural. Isso envolve os hábitos no trabalho, descanso e os estudos.
A saúde e a higienização sempre tiveram uma relevância mundial, mas hoje, mais do que nunca, estamos nos tornando os principais responsáveis pelas vidas de muitas pessoas.
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) reuniu países para estabelecer uma nova agenda de desenvolvimento sustentável e chegar a um acordo global sobre a mudança climática e suas consequências.
Assim, as ações tomadas resultaram nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Objetivo 3 estabelece “Saúde e Bem-Estar”, visando práticas que assegurem uma vida saudável para todas e todos em diferentes idades. Pode conferir os demais objetivos acessando o site da ONU, nesse link!
Diariamente, estamos cientes dos cuidados com a saúde que temos dentro de casa, a forma como limpamos nossos ambientes, mas não temos controle de como isso é feito fora casa com os alimentos ou produtos que compramos.
É por isso que muito ouvimos sobre Boas Práticas, que são práticas de higienização que devem ser obedecidas por pessoas que fazem o manuseio desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo de qualquer produto até a venda para o consumidor.
O objetivo é evitar a ocorrência de doenças consequentes do consumo ou uso de produtos contaminados.
O termo Boas Práticas é muito importante para todas indústrias, já que é necessário se atentar aos cuidados com higienização em todas etapas de produção para evitar contaminação por parte dos equipamentos, processos e produtos e quaisquer que possa atingir tanto os consumidores quanto os funcionários que fazem a manipulação.
Inclusive,
Inclusive, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece diferentes resoluções para cada tipo de produto fabricado pela indústrias, além disso, o controle a nível estadual e municipal é feito pela Vigilância Sanitária de cada região.
Quer saber mais sobre essas normas estabelecidas pela Anvisa e suas diferentes especificações? Acesse o site!
Além disso, ter a saúde em dia significa disposição para um trabalho seguro e eficaz. Já que um ambiente saudável está relacionado às formas de higiene nele aplicadas.
Não basta apenas a empresa cuidar da limpeza e manutenção dos espaços, também se faz necessário que todos envolvidos colaborarem para isso. Mas você pode estar se perguntando, como posso melhorar a higienização na minha empresa?
Se quiser saber mais sobre como evitar contaminações tendo ambiente higienizado dentro de sua empresa, acesse esse link!
Nas indústrias a higienização é uma preocupação ainda maior, por afetar diretamente nossa saúde, além de não termos controle do processo de produção, até que o produto final chegue em nossas casas, tornando isso uma grande responsabilidade.
É exigida ainda de documentação para assegurar a qualidade e higienização em cada etapa de produção como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF), que inclui também os procedimentos operacionais padrão (POP).
Ambos descrevem como cada procedimento deve ocorrer, o responsável e duração para tal, evitando assim problemas como contaminação, desperdício e retrabalho.
Vale ressaltar que todos os processos industrializados estão sujeitos a inúmeros tipos de contaminações que muitas vezes não passam pela nossa cabeça, mesmo em pequenas ações que realizamos.
Dessa forma, o principal objetivo dessas regulamentações e documentações exigidas é garantir uma produção de excelência, tanto para a empresa como para seu consumidor, otimizando gastos e reduzindo prejuízos através de reduções de falhas no processo produtivo.
É uma prática que se aplica desde a criação da empresa até a finalização do produto, construindo com isso a confiança das organizações.
Neles deve conter as descrições detalhadas das atividades e dos procedimentos que a empresa adota em relação ao que produz, transporta, armazena, descarta e vende.
A execução dos documentos inicia-se com um processo de conhecimento sobre a empresa e suas próprias especificidades, por isso deve ser feito por alguém com experiência, que saiba o que não pode passar despercebido de forma alguma.
Por isso, esse levantamento e a elaboração do manual devem ser feitos por um responsável técnico ou profissional contratado especificamente para essa função.
Depois de feito o manual, é preciso realizar um treinamento com todos os funcionários para que eles possam se adaptar as recomendações ideais e eliminar os hábitos que podem causar prejuízos.
Após o treinamento, há a verificação, que deve identificar qualquer processo que não siga o padrão estabelecido e aplicar medidas corretivas previstas no manual.
O manual deve ser atualizado sempre que haja a necessidade de renovar alguma coisa na estrutura física ou operacional da empresa, esse é um processo aberto a alterações.
Por isso, a importância de que todos os funcionários tenham acesso ao documento e estejam atualizados em caso de mudanças, porque incentiva o trabalho em equipe e mantém os envolvidos engajados.
Lembre-se que é necessário que o manual demonstre a realidade da empresa, com documentação que comprove os procedimentos, como planilhas de controle, registros ou fichas.
Quando o assunto envolve garantia de qualidade, regulamentação de acordo com as legislações vigentes e práticas de sanitização, a CONSEQ está disponível para ajudar você.
Podemos tirar dúvidas sobre as regulamentações citadas e orientar acerca de práticas sustentáveis e de higienização, fale com a gente e acesse nosso site para conferir mais conteúdos!