Não é segredo para ninguém que os variados nichos de mercado estão cada vez mais concorridos. O desenvolvimento de produtos inovadores que se destaquem é de fato um desafio.
Portanto, não cair nos mesmos erros que a maioria das pessoas caem é essencial para quem deseja inovar e colocar sua empresa em destaque.
Entenda que o tempo investido aqui pode recompensar de inúmeras outras maneiras. Você já sabe quais são esses erros? Continue lendo para descobrir!
A concorrência em todos os setores nunca foi tão alta como é hoje. Seja em tecnologia, saúde, marketing, educação, esportes, moda, entre outros. O planejamento do desenvolvimento de produtos surge como uma estratégia para criar um produto inovador e se destacar no seu meio.
O erro mais comum é investir em algum produto só porque a sua concorrência já o produz, uma vez que, com esse pensamento, o processo de planejamento é praticamente descartado e o resultado final não traz nada de novo, nada que o faça único. A situação atual não entra na conta e nem as necessidades dos consumidores. O resultado é apenas mais um produto genérico.
Primeiramente, identifique os anseios e necessidades do seu público. A sua ideia inovadora pode estar aqui. Saber o que ainda não está disponível no mercado e que atenderia os desejos dos consumidores pode dar uma luz nesse processo de geração de ideias.
Ademais, essa estratégia pode também descartar ideias prévias que talvez já estejam disponíveis e prevenir que você perca tempo. Faça suas pesquisas!
Além disso, se tiver oportunidade, converse com algumas pessoas e identifique pontos em comum que valem uma análise mais minuciosa.
Ideias inovadoras surgem sempre nos lugares mais inesperados. Eventualmente, algumas são oportunas e valem o investimento, mas essas são minoria. Muitas das ideias que surgem não são realizáveis ou nem mesmo viáveis e não valem um planejamento de desenvolvimento.
Por isso, deve-se reconhecer quando uma ideia inovadora surge, colocando ela no papel. Trace, de maneiras simples, possíveis estratégias que seriam usadas na produção. Consegue imaginar essa ideia ganhando vida? Se sim, então pode ser que o investimento seja válido.
Se você já sente que sua ideia inovadora é válida, emplaque um fluxo de trabalho na sua empresa. Defina todos os processos e a sequência em que devem ser executados, desde a pré-produção até o pós-venda. Além disso, inclua também estratégias de brainstorming, marketing, divulgação em geral, relação com o cliente e tom adotado por sua empresa no processo.
Isso melhora a eficiência na produção e pode determinar um padrão na qualidade dos seus produtos. Lembre-se que agradar frequentemente seus consumidores aumenta a confiança deles na sua empresa e talvez até dê espaço para ideias mais arriscadas.
É importante reconhecer que todas as pessoas de uma equipe possuem uma habilidade em que são proficientes, mas também possuem habilidades secundárias.
Dessa forma, durante o planejamento do desenvolvimento de produtos inovadores, visões diferentes podem ajudar a traçar um caminho mais autêntico e personalizado. Assim, não recomenda-se fazer uma divisão meticulosa e exata dos papéis de cada integrante de uma equipe. É ideal estar aberto à opiniões novas e sugestões de possíveis estratégias alternativas e caminhos mais seguros para se seguir. Nunca se sabe quem terá a próxima ideia inovadora!
Lembre-se que produtos inovadores não precisam ser necessariamente super complexos e com um design nunca imaginado antes, muito pelo contrário!
Durante o processo de desenvolvimento de produtos da Apple, por exemplo, os designers responsáveis têm total liberdade, sendo que fatores como orçamento são cotados posteriormente.
Dessa forma, resultado não poderia ser diferente, dentre as marcas de tecnologia, a que mais se destaca nesse quesito é a própria Apple. Em meio à inúmeras marcas de smartphones, notebooks e outros com designs semelhantes, um produto Apple é facilmente reconhecível, sem deixar de ser simples. Portanto, investir no design dos seus produtos pode ser o que vai separar sua empresa do “resto”.
Além disso, analise as questões pragmáticas da produção, como o planejamento de estratégias de marketing, custos de produção e etc. O objetivo é saber se a sua ideia inovadora pode ser transformada em algo tangível e se é algo viável.
Por exemplo, muitos jogos são testados antes de serem lançados de forma oficial em versões de demonstração. Essa pode ser uma etapa muito importante que você deve considerar no seu desenvolvimento de produtos inovadores, não só para que seu produto saia da melhor forma possível, mas também para melhorar as relações da sua empresa com os clientes.
Além disso, não esqueça que a escuta ativa de feedbacks estreita esses laços e pode ser muito positiva para sua imagem. Ainda, você será capaz adaptar seu produto a necessidades do mercado que talvez não foram exatamente identificadas nas etapas anteriores.
Percebe-se a importância de ter conhecimento das estratégias usadas pelas empresas que se destacam atualmente e como usá-las. Portanto, se investir tempo planejando processos como esse, sua chance de ter sucesso é bem maior.
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