Se você quer fazer sua marca ser referência e se destacar dentro do mercado é indispensável um controle de qualidade para garantir a segurança do produto final.
A segurança do produto durante toda linha produção é a garantia de sua qualidade. Independente de ser uma pessoa física, startup, empreendimento comum ou indústria, recomenda-se que haja ao menos um responsável direto pela segurança do seu produto.
Já imaginou realizar todas as etapas do seu processo de produção e no lote final um dos produtos estar contaminado sendo necessário seu descarte? Ou ainda, o lote ser validado e entregue ao revendedor, atingindo em algum momento um consumidor final que será prejudicado?
Entretanto, para manter o seu produto seguro, principalmente para evitar contaminações, apenas o responsável muitas vezes não é o suficiente, mas sim um controle de qualidade bem definido e estruturado.
Controle de qualidade não se limita a somente uma análise do produto final ou então limpezas periódicas gerais do ambiente, mas sim trata-se de um plano de processos operacionais e seu respectivo monitoramento visando a garantia da qualidade final do produto.
Assim, elabora-se tal plano com objetivo de garantir a segurança de toda a linha de produção, em especial a segurança química e higiênica.
Ter um Sistema de controle de qualidade por trazer inúmeros benefícios para sua empresa, entre eles podemos citar:
Para que o plano garanta maior segurança possível à sua produção é indispensável a realização destes itens:
Definitivamente antes de pensar nos “fins” é preciso entender e estar de acordo com os “meios”. Por isso, mapear os processos e etapas do processo de produção, bem como os seus respectivos pontos críticos que devem ter atenção.
É possível que o produto logo na entrada da linha de produção esteja contaminado, ou então um equipamento, vulnerável a sujeiras, do processo do meio da produção pode estar contaminado.
Supondo que o foco sempre está no produto final, muito provavelmente será crucial o tempo necessário para mapear e descobrir onde possa estar o problema. Dessa forma, nada mais justo estar tudo previamente mapeado.
Sendo nítidas as etapas e seus respectivos pontos de maior relevância, é necessário realizar estudos e, se possível, análises laboratoriais relacionadas a tais pontos críticos.
Recomenda-se uma contratação de uma consultoria especializada na área, para que os estudos e análises sejam as mais personalizadas e adequadas para seu empreendimento. Mas lembre-se que em uma única etapa é possível ter mais de um ponto crítico.
Um exemplo seria a etapa de formação do mosto em uma microcervejaria. Trata-se de um processo chamado de brassagem, em que um tanque recebe o malte triturado e a água devidamente tratada e na temperatura certa, ocorrendo simultaneamente o aquecimento e a mistura destes.
Feito os estudos e as análises laboratoriais, em seguida pode-se propor soluções adequadas e com embasamento científico. Essa soluções propostas devem se basear em laudos técnicos das análises e do conhecimento teórico adquirido da literatura científica, como artigos ou publicações acadêmicas confiáveis.
Nesse sentido, vale ressaltar que para produtos químicos ou alimentícios deve-se adotar as seguintes soluções: um processo periódico de sanitização dos equipamentos e do ambiente e análises periódicas que comprovem a eficiência dessa sanitização.
Quer saber mais sobre sanitização? Clique aqui e receba nosso material gratuito sobre o assunto.
Propostas as soluções que garantam segurança do seu produto final, para cada um dos pontos críticos anteriormente mapeados. Para isso, recomenda-se fazer uma relação destas soluções, mantendo no mínimo duas soluções para cada ponto crítico.
Posteriormente seria analisado qual das duas soluções é mais viável aplicar, qual trará maior retorno quanto a eficiência e gasto, quanto tempo demandará para que comece a surtir resultado, qual terá menor custo de manutenção ou reposição, entre outras variáveis que possam influenciar na escolha da solução mais adequada.
Pronto, agora o seu plano de controle de qualidade está pronto, tudo está parametrizado e organizado!
Se algum momento houver problema quanto a segurança e qualidade do seu produto, basta recorrer ao plano, facilitando dessa forma o trabalho do responsável pela segurança do produto e sua respectiva qualidade final.
Há casos em que a falha na segurança do produto será tão peculiar que nem mesmo o próprio plano irá contemplar uma possível solução. Caso isso ocorra, recomendamos entrar em contato com uma consultoria da área que tenha o know-how para identificar e propor a solução mais adequada!
Se você se interessou pelo conteúdo e quer saber mais sobre, entre em contato com a nossa equipe!