Entenda como um Planejamento e Controle de Produção (PCP) pode auxiliar a sua empresa, podendo até mesmo aumentar seus lucros!
Os negócios que possuem os setores de produção e logística ressaltam cada vez mais a importância de haver áreas que focam em adquirir mais qualidade, rapidez e menor custo nos processos. Uma alternativa de alcançar esses resultados é por meio do PCP.
O Planejamento e Controle de Produção é um processo que auxilia o gerenciamento dos processos de produção, conseguindo ter uma noção maior das suas necessidades, consequentemente reduzindo custos e aumentando o lucro.
Além disso, ele é baseado em planejar cada etapa de quando, quanto, onde e a ordem de produzir seus produtos. É um sistema que permite controlar, prever e otimizar os recursos. Sem um planejamento de produção, torna-se difícil o negócio se manter competitivo e oferecer seus produtos ou serviços com a qualidade necessária.
Se você ainda não possui um negócio próprio mas tem interesse em abrir, acesse esse link para entender como a CONSEQ Consultoria pode te ajudar.
Ficou curioso? Então continue lendo para entender como aplicá-lo na sua empresa.
Para realizar o Planejamento de Produção, basta seguir as seis etapas que estão mais detalhadas a seguir.
Etapa de levantamento de dados históricos e estatísticos para projetar e identificar os produtos mais vendidos, a matéria-prima mais utilizada, o estoque mínimo de cada produto e as vendas por estação.
Com isso, é possível dimensionar a produção e verificar os recursos materiais e humanos necessários para o processo, podendo ter um estoque mais assertivo.
Com os dados da previsão de demanda definidos a médio e longo prazo é necessário analisar a capacidade de produção da empresa para verificar se deverá ser feito algum tipo de adaptação nos setores. Dessa forma, pode-se aumentar a capacidade de produção ou reduzi-la de acordo com essa necessidade.
O objetivo é definir a melhor estratégia de produção para a empresa. Para isso, considera-se as decisões relativas ao volume de produção, estoque, demissão e contratação de pessoas, necessidade de horas extras e contratos de serviços de logística e fornecimento.
Geralmente é feito anualmente, mas há uma revisão mensal, que leva em consideração a demanda do consumidor e a capacidade de produção.
O PMP permite analisar e direcionar recursos para que a produção de um determinado período seja executada e atenda à demanda, considerando a execução de curto prazo dos planos de produção.
Realiza-se um plano mais detalhado, cobrindo não apenas a previsão de demanda, mas também as ordens de compra e produção em aberto e as encomendas feitas. Ou seja, trata-se da operacionalização dos planos de produção mencionados anteriormente.
O principal objetivo é mostrar como a empresa realiza suas operações diariamente, de forma mais clara, a rotina do “chão de fábrica”. Algumas atividades envolvidas nesta etapa são:
Nas empresas que trabalham com produção repetitiva, grande volume de produção e pouca variedade de produtos, o PDP deve ser orientado por sistemas de produção. Alguns exemplos são Kanban, Seis Sigma, Poka-Yoke e Kaizen.
Por outro lado, as empresas que têm produção intermitente, baixo volume de produção e uma grande variedade de produtos, possuem mais dificuldade em realizar o PDP, sendo mais indicado o uso de algum software específico.
É o acompanhamento sobre o tempo e o desempenho do processo, armazenando os dados atualizados para uso em decisões posteriores. Ou seja, avaliar a conformidade das ações adotadas com o planejamento de produção previamente estabelecido por meio de análise de dados, estimativas, controle de produção de curto prazo e identificação de falhas.
Principalmente a melhoria dos resultados da produção e tomadas de decisão mais precisas e adequadas dentro da rotina são os benefícios que um controle de produção proporciona.
Outras vantagens estão listadas abaixo:
Portanto, podemos perceber que o Planejamento de Controle de Produção é uma opção ideal para aumentar a produtividade, eliminar falhas e reduzir custos e, melhor ainda, aumentar o lucro.
Além de todas essas vantagens, aplicando um PCP, o seu negócio ganha maior visibilidade e credibilidade com os clientes, porque recebe os serviços de forma ágil e com maior qualidade, tendo mais Market Share.
A CONSEQ Consultoria está disponível para oferecer mais informações e esclarecer dúvidas sobre esse conteúdo. Principalmente, te ajudar a aplicar essa ferramenta no seu negócio. Se ficou interessado, entre em contato com a gente!