Como alinhar desenvolvimento de alimentos às tendências de mercado
- By Marketing
- alimentício, Desenvolvimento de produtos, Saúde
O mercado de alimentos está em constante e rápida evolução. Impulsionado por mudanças globais e nas prioridades dos consumidores, ele exige que as empresas se adaptem continuamente. Atualmente, os consumidores valorizam muito saudabilidade, sustentabilidade e segurança, forçando a indústria a buscar novas abordagens para se manter competitiva.
Nesse cenário, a inovação e a tecnologia tornam-se fatores cruciais. O surgimento de AgTechs, startups que utilizam novas tecnologias para otimizar a produção, é um exemplo de como a indústria busca alinhar seus produtos às demandas atuais. Dessa forma, a capacidade de inovar se tornou um diferencial competitivo essencial, pois, para crescer, as empresas precisam “fazer mais e melhor, antes dos concorrentes”.
Tendências do mercado
Perante as mudanças do mundo, o mercado deve mostrar disponibilidade para mudar aquilo que ele oferece, já que as prioridades do cliente sempre estão suscetíveis a alterações. As tendências do mercado, na maioria das vezes, são lideradas pelos chamados “4S”, sigla essa que sugere que a saudabilidade, sustentabilidade, segurança dos alimentos e segmentação são indicadores significativos para que haja uma mudança no consumo.
A saudabilidade envolve a preocupação com a saúde dos alimentos que vão ser consumidos, como no uso de agrotóxicos nas colheitas, ou até mesmo a própria saúde do consumidor, isso se torna muito mais visível depois de situações de grande crise, como a pandemia do coronavírus. Esses tipos de cenários levam a transformações imediatistas no mercado consumidor, por exemplo, já que envolve a preocupação com o bem-estar. Principalmente agora, o estilo de vida saudável tem estado em alta, como fazer esportes ou se alimentar de forma adequada e saudável. A sustentabilidade está atrelada a crescente cultura do veganismo e alimentos plant-based; o interesse das gerações mais novas em buscar e dar grande importância à origem dos alimentos, objetivo das marcas, problemas ambientais e ascensão da alimentação upcycled (reutilização de resíduos que seriam descartados) têm sido protagonista no mercado.
Já a segurança dos alimentos permeia, como mencionado anteriormente, o estilo de vida em questão está em alta, porém, os alimentos devem estar no mesmo parâmetro da procura, envolvendo uma qualidade excelente, respeito ao meio ambiente e ética. Com isso, empresas e produtoras que possuam uma boa qualidade de produção chamam maior atenção para os seus produtos, independente do preço, o mercado consumidor prefere comprar com qualidade e segurança. Principalmente, quando a maior parte da produção é exportada, qualquer que seja o problema, envolverá muitas pessoas.
Por fim, a segmentação do mercado mostra como todo produto tem o seu devido nicho, porque sempre terá quem consumi-lo, a empresa apenas deve ver onde o seu produto se encaixa e qual é o seu público-alvo, como também metas para alcançar outros possíveis clientes.
Inovação e Tecnologia
Em contrapartida, enquanto a alimentação saudável tem crescido, o iminente esgotamento dos recursos naturais e aumento das problemáticas ambientais aumentou da mesma forma. Logo, para minimizar essa problemática, a inovação e tecnologia entram como fatores cruciais, para a implementação de conhecimentos científicos para promover a melhoria no mercado, visando aperfeiçoar produtos já existentes, por exemplo. Usufruir das descobertas tecnológicas para favorecer e melhorar a vida humana.
Para exemplificar, o surgimento da AgTech (Agro Organizações), tem sido de extrema importância, já que surgiu nos Estados Unidos, com o intuito de auxiliar na área da agronomia, visando a expansão da produtividade e minimizar os efeitos negativos no meio ambiente. Nesse cenário, a tecnologia anda lado a lado, seja na utilização de drones ou ferramentas com inteligência artificial.
Conclusão
Diante do cenário de consumo em constante mudança, as empresas do setor alimentício precisam ir além da produção tradicional. A capacidade de alinhar o desenvolvimento de produtos às macrotendências de saudabilidade, sustentabilidade, segurança e segmentação, conhecidas como os “4S”, é um fator determinante para o sucesso. Nesse processo, a inovação e a tecnologia, exemplificadas pelo crescimento das AgTechs, não são apenas ferramentas de otimização, mas sim o motor que permite à indústria responder de forma ágil e eficaz às novas demandas do consumidor, garantindo um futuro mais seguro e sustentável para o mercado de alimentos.
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