O Papel dos Aditivos: Uso de corantes, fragrâncias e espessantes para a aceitação do consumidor
- By Marketing
- alimentício, Boas práticas de fabricação, Desenvolvimento de produtos
Com as constantes inovações e consumidores mais atentos, a indústria de alimentos tem passado por um período em que a competitividade é grande. Assim, adentrar nesse mercado requer atender os consumidores, que buscam produtos com aparência, sabor e textura agradáveis. Sendo assim, os aditivos alimentares tornaram-se ferramentas essenciais para permanecer nesse mercado, possibilitando melhorar aparência, sensorial e textura dos alimentos.
O que são aditivos alimentares ?
De acordo com a Anvisa, órgão regulador, a definição de aditivos alimentares são a de substâncias incorporadas intencionalmente aos alimentos com alguma finalidade, como aumentar o alimento, aumentando seu tempo de prateleira ou podendo ser usado para reforçar características sensoriais. Aditivos possuem diferentes classes, dentre elas estão os corantes, fragrâncias e espessantes.
Classes de Aditivos
Corante
Os corantes são substâncias adicionadas aos alimentos com o objetivo de adicionar ou intensificar a cor de produtos. Podendo, também ser utilizados em alimentos que perdem sua cor natural devido à exposição ao ar, à luz solar ou a variações de temperatura. Além disso, as cores exercem um papel essencial na aceitação por parte do mercado consumidor, porque podem influenciar na percepção, logo, criar expectativas positivas em relação ao alimento.
As marcas utilizam essa identificação visual como estratégia para atrair o público e reforçar a imagem do produto no mercado. Os corantes, podem ainda, ser classificados em artificiais e naturais
- Corantes Artificiais: São substâncias produzidas por meio de processos químicos, com o objetivo de oferecer maior estabilidade, e menor custo em relação aos pigmentos naturais;
- Corantes Naturais: São extraídos de fontes biológicas, como plantas, animais e minerais. Um exemplo bastante conhecido é o betacaroteno, pigmento presente em diversas frutas e vegetais, como cenoura e mamão. Além de conferir coloração alaranjada, ele atua como precursor da vitamina A, podendo ser convertido nessa vitamina essencial pelo organismo.
Fragrâncias
As fragrâncias alimentares são usadas para intensificar ou restaurar o aroma e sabor dos alimentos. Eles podem ser de origem natural, provenientes de frutas como o óleo essencial de limão. Podendo, também, ter origem sintética, ou seja, produtos produzidos na indústria a fim de adicionar uma determinada fragrância desejada aos alimentos, como o Mentol, utilizado em gomas, por exemplo, para dar uma fragrância semelhante ao hortelã.
O olfato está ligado ao sistema nervoso, podendo influenciar a percepção do consumidor em relação ao paladar do que está prestes a consumir, logo, as fragrâncias podem até mesmo facilitar a fidelização do consumidor,
Espessantes
Os espessantes alimentares são substâncias utilizadas na indústria para aumentar a viscosidade dos produtos. Entre suas principais funções dessas substâncias estão a capacidade de reter umidade e modificar a estrutura dos alimentos, o que contribui para uma melhor sensação na boca, facilidade de manuseio e maior estabilidade do produto final.
Entre os espessantes aprovados para uso pela Anvisa, órgão regulador responsável pela sua liberação, estão o sorbitol, a polidextrose e o xarope de sorbitol. A escolha do espessante mais adequado depende do tipo de alimento e de fatores relacionados ao seu condicionamento e processamento, como o pH, para que suas propriedades sejam preservadas.
Aditivos e a aceitação do consumidor.
O papel dessas substâncias está em melhorar a aceitação do consumidor, tornando os produtos mais atrativos e favorecendo sua escolha no momento da compra. As cores, por exemplo, exercem forte influência sobre a percepção do sabor e da qualidade dos alimentos, criando expectativas antes mesmo do consumo, podendo alterar até mesmo a forma como seu gosto é percebido.
Por fim, sabendo da importância dos aditivos nos alimentos para a aceitação e fidelização dos consumidores é importante conhecê-los para que sua aplicação seja a mais eficaz possível. Com essas informações, empreendedores podem desenvolver produtos mais atrativos e, portanto, gerar maior valor agregado.
Caso ainda tenha dúvidas sobre como escolher ou aplicar os aditivos de forma segura e eficiente, é possível falar com um consultor da CONSEQ.
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