Marketing Verde: o caminho para ser a diferença do mercado.

By Marketing

Entenda como o marketing verde, também chamado de marketing ambiental ou ecomarketing, pode ser uma ótima estratégia para sua empresa, além de trazer vários benefícios ao meio ambiente.

Como uma estratégia de marketing pode te alavancar nos negócios. 

É muito comum ver o conceito de poluição e degradação ambiental associado a indústrias e empresas. 

Quantas vezes você já viu uma imagem de uma grande indústria soltando gases poluentes

Essa paisagem é muito comum de se ver em apresentações escolares e jornais televisivos. Essa noção de indústrias poluidoras vem sendo construída há séculos, desde a Primeira Revolução Industrial, em que eram utilizados combustíveis fósseis em grande número devido ao sistema primitivo de obtenção de energia.  

No entanto, devido a escassez de recursos, viu-se a necessidade de mudar tal conceito e começar a levar um desenvolvimento sustentável às indústrias. 

Nesse sentido, movimentos populares surgiram como o movimento hippie, ambientalista, veganismo, entre outros. Tais movimentos impulsionaram uma mudança em todo ecossistema, inclusive no âmbito industrial. 

Assim, “empresas limpas” tornaram-se cada vez mais valorizadas no mercado

Mas o que é Marketing verde?

É uma estratégia de marketing utilizada por algumas empresas, no qual a marca é atrelada ao benefício que suas ações geram ao meio ambiente, sendo titulada como uma organização ecologicamente consciente

Você já deve ter visto nas embalagens de produtos selos verdes, “cruelty free” e etc. Ou então uma empresa que tem embalagens retornáveis, 100% biodegradáveis. Essas são garantias que atraem a atenção do consumidor e faz crescer a admiração e/ou interesse pela marca. 

Contudo, é de extrema importância que essas empresas sejam transparentes ao demonstrar suas ações quando se declaram “eco friendly”, isso se encaixa nos processos de produção e também na relação que constroem com seus clientes.  

Não basta apenas vender como uma marca “verde”, mas também é preciso ter um impacto positivo na sociedade. Algumas empresas consideram os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para que possam potencializar os benefícios na área ambiental, mas também social.

Pilares do Marketing Verde

Todos sabemos a regra básica dos três R’s: reduzir, reutilizar e reciclar, porém o Marketing Verde vai além disso, já que possui seus próprios princípios. São eles: 

  • ecologicamente correto; 
  • economicamente viável; 
  • socialmente justo; 
  • culturalmente aceito.  

Sendo assim, nota-se que há uma preocupação, além da ambiental, social e cultural. 

Seguindo esses princípios, a organização terá um retorno financeiro uma vez que seu público alvo aderiu sua ideia  e ainda estará causando o menor impacto negativo no meio ambiente. 

Mas afinal, qual a vantagem do marketing verde

Além dos benefícios ao meio ambiente, internamente a empresa pode se beneficiar se sua estratégia partir para uma redução de gastos com energia ou até mesmo em buscar uma fonte alternativa. 

Ademais, a divulgação é a grande vantagem sendo que empresas que escolhem adotar o Marketing Verde são muito valorizadas pelo público e contam com uma rede de parcerias e indicações na própria comunidade, um exemplo é a Revista Planeta.

Nesse sentido, existem prêmios específicos para essas empresas, como o da Época, além de poderem se consagrar ainda possuem o reconhecimento de uma revista renomada e seus leitores. 

Dessa forma, em meio a tanta competitividade de mercado, o Marketing Verde pode ser o caminho para o diferencial, fazendo com que sua companhia seja escolhida entre tantas.

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Na questão financeira, com os “green bonds” ou títulos verdes, comprovam que a tendência ecológica está em ascensão. Entre 2014 e 2019 o Brasil teve US$ 5 bi de emissões em green bonds, ou seja, cada vez mais acionistas estão investindo em projetos de sustentabilidade.

Como essa estratégia é aplicável? 

Há diversas maneiras de começar a aplicar o Marketing Verde na empresa. 

Lembre-se que essa estratégia vai além de marca e vendas, também é cobrada como estilo de vida. Sendo assim, é importante que todos os funcionários, desde os cargos mais altos até os mais baixos, estejam alinhados no cotidiano. 

Inspire-se em marcas consagradas que já são reconhecidas por serem sustentável: 

  • Unilever 

Traçou um Plano de Sustentabilidade da Unilever que vigorou até 2020. Graças a boa gestão, a Unilever levou vários prêmios e é reconhecida como uma das marcas mais conscientes do mundo. 

  • Natura 

Entre muitas ações, investe em um modelo de desenvolvimento que valoriza o manejo da Floresta Amazônica e práticas agrícolas sustentáveis de modo a combater o desmatamento.

  • Dobra

Com embalagens 100% biodegradável, a Dobra conquistou um público fiel e engajada nas redes sociais. Além de produtos inovadores também apoiam várias causas sociais. 

Evite o greenwashing!

O greenwashing, ou lavagem verde, é uma apropriação errônea de causas ambientais, utilizado por empresas ou pessoas para passar uma imagem falsa de sustentabilidade, apenas com o intuito de engajamento e visando lucros. 

Em sua maioria, estampam rótulos em suas embalagens que dão a entender que praticam ações sustentáveis, sem deixar totalmente claro ao consumidor. 

Devido ao sucesso das empresas verdes, essa prática também vem aumentando. Por isso, deve-se ficar atento, o resultado desse falso discurso pode ser de grande dano! 

Para exemplificar melhor, coloque-se no lugar do consumidor que está adquirindo uma mercadoria, às vezes com um preço até mais elevado, por se identificar com o propósito da marca. Após 3 meses, essa mesma marca se envolve em um escândalo ambiental. Você não se sentiria enganado e pararia de consumir o produto? 

Portanto, apesar de muitos valorizarem a prática sustentável, precisa ter cuidado na comunicação e certificação de todos os processos e valores da organização para que o cliente não se sinta enganado. 

Por fim, é notável os benefícios que essa estratégia pode trazer a sua empresa, mas certifique-se de sempre manter as transparência. 

Se seguir corretamente os passos e ter um público-alvo adequado, certamente sua organização terá um diferencial a frente de seus concorrentes!

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