Etapas do desenvolvimento de alimentos: da ideia à prateleira
- By Marketing
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No cenário alimentar atual do Brasil, atender às preferências dos consumidores, que vão ganhando cada vez mais espaço, é essencial. Nesse contexto, o desenvolvimento de novos produtos alimentícios está em evidência no território nacional, estimulando a criação de novidades que chegam cada vez mais às prateleiras dos mercados.
As ideias podem surgir de diferentes maneiras, seja de uma receita que deu certo, seja de uma nova tendência alimentar. No entanto, um ponto de encontro de todas elas estão no fato de que pesquisar sobre as etapas produtivas é de extrema importância.
Nesse contexto, garantir que esses alimentos cheguem as prateleiras com qualidade e padronização é essencial para a aceitação e fidelização do cliente. Além disso, é fundamental assegurar que todos os produtos estejam em conformidade com as normas da ANVISA.
A ideia e a pesquisa envolvida
Em primeiro lugar, quando uma ideia surge é preciso torna-la em algo comerciável. Isso acaba exigindo uma pesquisa sobre formulação, feedback do mercado de interesse e um estudo de marketing.
Em relação a pesquisa é preciso que ela seja feita de maneira minuciosa e atenta, uma vez que alimentos são perecíveis e se mal formulados podem causar danos à saúde. Logo, ter uma equipe atenta aos detalhes é essencial.
Alguns dos fatores que devem ser levados em consideração nessa etapa incluem a definição dos ingredientes, a determinação da data de validade e a escolha adequada de conservantes.
Essas são algumas das informações que devem ser pesquisadas para constarem com veracidade na rotulagem, controlada pela Anvisa. Esse órgão serve para garantir a saúde da população e a qualidade do produto. Além disso, é disponibiliza no site da mesma um documento denominado Biblioteca de Alimentos, que reúne as legislações a serem
cumpridas em território nacional, que vão desde os tipos de plásticos permitidos até normas relacionadas à composição.
Somando-se a isso, o uso do marketing é extremamente relevante para o sucesso de um alimento quando ele for comercializado, pois isso influencia tanto a aceitação quanto a competitividade no mercado. Portanto, pensar em como será feita a embalagem (seu design, material, público-alvo, cores entre outros) será crucial para que a ideia consiga a aprovação do teste de viabilidade e chegue futuramente as prateleiras.
Análise de viabilidade
A análise de viabilidade é uma etapa essencial no desenvolvimento de um novo alimento, pois permite avaliar se o produto poderá ser competitivo e sustentável no mercado, levando lucro a quem o produz. Isso envolve um estudo mais aprofundado tanto do público-alvo quanto da formulação.
Além da análise financeira, a viabilidade verifica se aquilo que foi proposto anteriormente encontra-se dentro das regulamentações. É muito importante verificar se o produto poderá ser liberado pela Anvisa, podendo ser comercializado em todo o território.
Outro fator está na capacidade operacional de quem quer produzir o alimento. A operação deve ser capaz de não só fazer uma boa fórmula, embalagem atrativa e boa campanha de Marketing, também é essencial que a produção seja capaz de atender a demanda do mercado. Incluindo qualidade e padronização em larga escala produtiva. Portanto, a logística e a capacidade dos fornecedores também serão estudados.
Por fim, a análise de viabilidade é essencial e visa garantir a permanência do alimento no mercado, pois representa uma fase estratégica que une fatores financeiros, ligados as normas regulamentárias e operacionais.
Prototipagem
A prototipagem dos alimentos é onde o teste do produto até então teórico ocorre de maneira prática até que se chegue ao produto desejado.
Nessa etapa os ingredientes que foram estudados são postos em protótipos para ver se eles de fato conseguem ser levados ao mercado. Aqui, é importante também avaliar fatores, como sabor do alimento, textura durante a ingestão bem como a estética do produto.
Desenvolvimento
No desenvolvimento de um produto alimentício, o item final já está definido. Portanto, é indispensável garantir que todas as condições de produção estejam em conformidade com as normas sanitárias. Isso inclui garantir a higienização adequada dos equipamentos, o controle rigoroso do armazenamento dos produtos e a destinação correta dos resíduos gerados ao longo do processo.
O desenvolvimento de novos produtos alimentícios, portanto, é algo complexo, que precisa de cuidado e que todas as etapas sejam feitas de maneira minuciosa. Quando realizado corretamente, abre portas para um amplo mercado consumidor, logo é indispensável uma equipe competente cuidando dessas etapas.
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