Desvendando os Segredos do Perfume: Fragrâncias que Contam Histórias

By Marketing

A palavra “perfume” tem raízes no latim, onde “per” significa “origem de”, e “fumare” remete a “fumaça”. Esse termo tem sua origem em rituais religiosos, tendo sido utilizado nos tempos do Antigo Egito, onde incensos, óleos perfumados e até mesmo na mumificação eram protagonistas. Hoje, o perfume é uma composição de óleos, álcool e água, visando conferir fragrâncias agradáveis e duradouras a objetos e ao corpo. A singularidade de um perfume reside em sua fragrância, mistura de matérias-primas naturais ou sintéticas.

No passado, essências provinham principalmente de óleos essenciais extraídos de flores, plantas e animais. Avanços na química permitiram cientistas identificarem esses componentes, possibilitando a criação de fragrâncias artificiais em laboratório, imitando a natureza e poupando os animais. Perfumistas, verdadeiros artistas olfativos, podem unir até 300 matérias-primas, criando harmonias únicas.

Cada perfume é classificado em quatro categorias, diferenciadas pela concentração de essência:

  • Eau Fraiche: Mais diluído, com 1% a 3% de óleo de perfume em álcool e água, duração curta.
  • Eau de Cologne: Fresco e frutado, composto por 2% a 4% de óleos de perfume em álcool e água, duração média.
  • Eau de Toilette: Com 5% a 15% de essência de perfume dissolvida em álcool, duração prolongada.
  • Eau de Parfum: Contém 15% a 20% de essência pura de perfume, duração longa.

A Indústria de Perfumes oferece um terreno fértil para operações químicas, despertando interesse de engenheiros. Destilação e extração são algumas etapas que envolvem conhecimentos químicos.

Curiosidade: Os três perfumes femininos mais famosos do mundo são No 5 da Chanel, com 80 componentes; Coco Mademoiselle, da mesma marca, criado em 2001; e J’adore, da Dior, lançado em 1999 para cativar a mulher moderna da virada do século.

Desperte seus sentidos e mergulhe no mundo das fragrâncias que contam histórias, escolha o perfume que é a sua assinatura!

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