Você provavelmente já ouviu falar de Marketing Verde ou de Selo verde. Se não ouviu, pelo menos já deve ter visto alguns exemplos de marketing verde no seu cotidiano. Nesse texto, vamos explicar como o Marketing Verde pode agregar na sua empresa, tornando-se um diferencial de forma consciente.
Muito dos recursos naturais disponíveis no ambiente estão cada vez mais escassos e os impactos negativos provocados pela ação antrópica na natureza estão mais evidentes. Atualmente, o meio ambiente é uma preocupação para 94% dos brasileiros e esses resultados fazem com que as pessoas comecem a repensar alguns hábitos, como o seu próprio consumo. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto da Akatu, 51% dos brasileiros acreditam que as empresas têm como obrigação contribuir para o desenvolvimento da sociedade, enquanto 30% afirmam que a responsabilidade deve ser na área socioambiental e buscam comprar esse tipo de produto.
É uma estratégia de Marketing focada em ações que trazem benefícios ou reduzem o impacto negativo no meio ambiente. Essas ações podem estar presentes no modo de produção, na postura e no geral da empresa.
Essa estratégia ambiental surgiu na Europa e nos EUA, logo quando a preocupação ambiental começou a ser algo mais recorrente na década de 60, mas só ganhou proporções maiores na década de 90. No entanto, os principais precursores foram os próprios consumidores que passaram a pressionar as empresas para que se posicionassem e responsabilizassem ambientalmente, socialmente, economicamente e culturalmente. A conscientização passou a ser além do cidadão, e foi também para as empresas de forma geral.
No Brasil, o marketing verde veio por meio das multinacionais que se instalaram no solo brasileiro.
Alguns dados mostram como o tema sustentabilidade está se tornando cada dia mais importante:
Quando falamos de Marketing Verde, também estamos falando de responsabilidade socioambiental. Toda empresa está inserida em um ambiente. A forma que ela reage sobre seu próprio impacto a sua volta, tende a ser analisado por vários consumidores.
Hoje em dia, consumidores conscientes estão se tornando mais recorrentes exatamente por conta da preocupação ambiental da população.(Ministério do Meio Ambiente) Estudos mostram que os padrões de consumo são um dos principais causadores da diminuição do recursos naturais no planeta. Aquela história de que, quanto mais consumimos de forma inconsciente, mais danos causamos no mundo é real. A melhor maneira de mudar isso é a partir das nossas escolhas.
De forma geral, o consumo consciente é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade. Todas essas escolhas causam impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Então, decidir sobre o que comprar e de quem, a maneira de usar e como fazer o descarte, todo esse pensamento permite contribuir com o nosso poder de fazer as melhores escolhas e construir um mundo melhor.
Em poucas palavras, o consumo consciente é uma questão de hábito: pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro. Dessa mesma forma, o marketing verde também é uma questão de hábitos, práticas e ações.
Além de práticas, o empreendimento pode adotar posturas entre os colaboradores e CEOs, por exemplo:
Com o aumento da população preocupada com o meio ambiente, e a demanda por esse público que busca consumir e minimizando esses impactos negativos, muitas empresas começaram a utilizar dessa tática para se promoverem pelo apelo ambiental. Assim surge o termo greenwashing, “maquiagem verde” ou “lavagem verde” que representa a situação em que empresas criam uma falsa aparência sobre a preocupação ambiental, sem nem ao menos aplicar qualquer prática. Portanto, é importante tomar cuidado para não acabar caindo nessas armadilhas, se sua empresa quer ser “amiga do meio ambiente”, realize as práticas corretas. Consequentemente, uma vez que esses tipos de enganações são expostas, a confiança do consumidor é quebrada.
Para garantir e certificar que a empresa realmente tem um comprometimento com o meio ambiente, existem algumas certificações importante para dar credibilidade.
Além do viés ambiental, os benefícios para uma empresa são vários:
Uma empresa brasileira de produção de cosméticos, foi pioneira aqui no Brasil com o marketing verde. Além de usar embalagens recicláveis e realizar projetos de conservação da Amazônia, a marca já assumiu até a responsabilidade de reduzir suas emissões de carbono.
Famosas por seus cafés personalizados, a Starbucks engaja não só funcionários e clientes em ações de responsabilidade ambiental, mas também seus agricultores.
Desenvolveu o primeiro veículo híbrido do mundo. Criou um produto tão “verde” que praticamente se vende sozinho. O carro reduz quase metade da poluição só por ser híbrido, como resultado não precisa ter investimentos altos com publicidade.
Se você ainda não se convenceu que o Marketing Verde pode ser um diferencial da sua empresa, está perdendo uma grande oportunidade de evoluir e competir com o mercado concorrente. Acesse o Ebook de Marketing Verde para mais informações, ou entre em contato com um consultor!