Esta bebida nada mais é que uma mistura de água gaseificada com álcool,
proveniente de uma base de fermentação da sacarose proveniente diretamente do açúcar,
adicionando ainda aromas, em sua maioria sendo de frutas. Comparando com outras
bebidas do mercado, como Skol Beats e Smirnoff Ice, as Hard Seltzers apresentam muito
menos carboidratos, calorias e também menor graduação alcoólica. Ou seja, trata-se de um
drink com menor teor alcoólico, mas apresentando maior leveza e sabor.
Um ponto importante de diferença na fabricação dessa bebida está na fermentação,
onde as Hard Seltzers usam diretamente do açúcar (sacarose) adicionado na água como
insumo base para as leveduras, diferentemente das cervejas que usam do malte, ou mesmo
dos vinhos que usam a uva, por exemplo.
Tal bebida começa a ganhar maior conhecimento e popularidade a partir de 2019,
quando alcançou a marca de 2 bilhões de dólares em vendas, representando mais de 2%
do comércio de bebidas dos Estados Unidos, o qual é dominado pelas cervejas
representando mais de 75%. Mesmo que longe da representatividade que as cervejas
possuem no mercado de bebidas americano, há uma perspectiva de que as Hard Seltzers
alcancem a marca de 8 bilhões de dólares em vendas no ano de 2024, ilustrando o
crescimento exponencial dessa bebida.
Em meados de 2021, chegou até a CONSEQ um cliente com o desejo de ser um
dos pioneiros na produção de Hard Seltzers no Brasil. A princípio, pouco sabíamos sobre tal
bebida, pois ela ainda estava começando a ficar famosa nos Estados Unidos, mas mesmo
assim encaramos como um projeto viável de ser feito. Apresentamos a nossa proposta ao
cliente e fechamos o projeto.
Para o início do projeto, partimos da etapa de estudos, onde já puderam ser
encontradas as primeiras problemáticas para o desenvolvimento. Primeiro, por se tratar de
um desenvolvimento de uma bebida estrangeira, que pouco se conhecia no Brasil até
então, muitos dos insumos da produção como leveduras e extratos próprios da bebida não eram comercializadas aqui e eram muito inviáveis para importação. Por segundo, tratava-se
de um desenvolvimento de um produto novo, conciliado com a distância dos clientes, pois
os mesmos não eram da cidade de Maringá/PR. Uma terceira problemática foi, ainda no
fato de ser um produto novo, não existiam cervejarias próprias para a fabricação da bebida,
muito menos que conheciam o processo de fabricação.
Para a primeira problemática, com base nas pesquisas em referências bibliográficas
e estudos, assim como o consentimento do cliente, foi solucionada com o uso de leveduras
que eram mais fáceis de comprar, adaptando à receita original dos Estados Unidos para
uma forma mais “abrasileirada”. Contamos com o auxílio de um professor da Universidade
Estadual de Maringá (UEM), Professor Maycon Senna, o qual já tinha conhecimento à
respeito de fermentações e, com a sua ajuda, foram feitas as fermentações com leveduras
diferentes, até que se pudesse encontrar a melhor levedura com o menor tempo de
fermentação. A busca pelo menor tempo de fermentação está diretamente relacionado com
a fabricação da bebida em escala industrial, onde prazos e custos ganham maior destaque.
Para a segunda problemática, o contato com o cliente, mesmo estando em um
cenário pandêmico, além da distância física dos clientes, foi de suma importância para a
execução do projeto. A cada fermentação nova, com uma levedura diferente, eram
coletados feedbacks com o cliente sobre como poderíamos corrigir possíveis pontos
negativos, além de fortalecer os pontos positivos encontrados. Para essas coletas,
houveram momentos que o cliente se deslocava até a cidade de Maringá para as
degustações, e em outras enviamos as amostras, mesmo sabendo de possíveis mudanças
nas bebidas ao longo do transporte. O contato com o cliente também foi muito importante
para conseguirmos andar bem com o projeto e cumprir com o escopo do contrato. A cada
semana eram feitos repasses para o cliente, buscando mantê-lo sempre atualizado do
andamento do projeto.
Para a terceira problemática, após terminada e aprovada pelo cliente toda a
formulação teórica da bebida, foram feitos os cálculos e dimensionamentos para a produção
em escala industrial da bebida. Como a construção e de uma planta industrial
especificamente para a produção desse tipo de bebida envolve custos muito altos, foi
entregue ao cliente uma manual de produção, onde continha todos os equipamentos
necessários para a produção, assim como toda a fórmula das Hard Seltzers; onde tal
manual foi ao encontro de ajudar o cliente a encontrar uma cervejaria que pudesse adaptar
a sua planta industrial para produzir a bebida desenvolvida por nós.
Após realizadas todas as entregas para o cliente, das fórmulas desenvolvidas e do
manual de produção, foi coletado junto ao cliente uma nota: Net Promotor Score (NPS), que
vai de uma escala de 1 a 10, onde a nota dada pelo foi 10, sendo um NPS promotor pelo
serviço prestado pela CONSEQ. A nota obtida neste projeto está diretamente relacionada à excelente interação com o cliente ao longo de todo o processo, o que permitiu realizar os devidos ajustes e correções necessárias de forma oportuna, culminando na entrega final conforme as expectativas do cliente.
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