Rotulagem de produtos: tudo o que você precisa saber
- By Marketing
- Regularização, rotulagem
O que é rotulagem de produtos?
Uma boa rotulagem dos seus produtos é um diferencial para sua empresa nas prateleiras, principalmente com o crescimento do mercado e da sua competitividade.
Em suma, a rotulagem é a ponte de conexão entre o cliente e a sua marca. Ela tem como foco chamar a atenção do consumidor e seu público-alvo, feito por um belo design e cores que despertam o interesse do comprador. Mas, para que isso ocorra, o produto precisa estar de acordo com os padrões de rotulagem, discutidos ao longo deste artigo.
Rótulo e embalagem são a mesma coisa?
É normal termos esse pensamento de que são iguais, mas na realidade eles são diferentes, mesmo estando ligados.
A embalagem é o que armazena os produtos, enquanto o rótulo é o elemento que identifica o produto e apresenta as informações acerca dele.
Quem regula a rotulagem?
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem como principal dever proteger e promover a saúde da população brasileira, atuando como agência reguladora em diversos segmentos.
A Anvisa se responsabiliza pela adequação dos rótulos e fornece normas específicas para diferentes tipos de produtos, como cosméticos, produtos de higiene pessoal e saneantes.
Normas envolvidas no processo de rotulagem
As normas mais recentes que regulamentam a rotulagem são:
- RDC 752/2022: Dispõe sobre os requisitos para a regularização de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
- RDC 646/2022: Torna obrigatória a descrição da composição em português na rotulagem desses produtos.
Para cosméticos e produtos de higiene pessoal, a regulamentação considera que podem haver duas embalagens:
- Embalagem primária: Contato direto com o produto.
- Embalagem secundária: Onde a embalagem primária está contida.
Informações obrigatórias na embalagem primária:
- Nome do produto e tipo;
- Marca, lote e validade;
- Advertências e restrições de uso;
- Modo de uso e rotulagem específica.
Informações obrigatórias na embalagem secundária:
- Nome do produto e tipo;
- Marca, prazo de validade e número de registro;
- País de origem, conteúdo, fabricante e local de fabricação;
- Modo de uso, advertências e restrições de uso;
- Ingredientes/composição e rotulagem específica.
Caso não exista embalagem secundária, todas as informações devem constar na primária.
Para os produtos de limpeza, também chamados de saneantes, devem constar:
- Nome/marca e categoria do produto;
- Destinação em letra maiúscula;
- Indicação se o produto é para uso profissional;
- Advertências de uso e orientações em caso de acidente;
- Informações do fabricante (data de fabricação, lote, conteúdo líquido, autorização de funcionamento e notificação da Anvisa);
- Composição do produto (ativos químicos e demais componentes).
O que não pode estar nos rótulos?
Assim como existem obrigatoriedades, também há restrições. Informações proibidas incluem:
- Representações gráficas ou textos que possam induzir o consumidor ao erro sobre a verdadeira natureza, composição ou qualidade do produto;
- Alegar propriedades ou efeitos terapêuticos sem comprovação científica;
- Destaques que possam enganar quanto a reais ou supostas qualidades do produto.
Rótulos enganosos estão sujeitos a sanções conforme aLei nº 6.437/1977, incluindo advertência, inutilização, interdição e/ou multa.
Por que se preocupar com a rotulagem?
A rotulagem é essencial para esclarecer informações ao consumidor e garantir transparência. O cliente consulta rótulos para verificar composição, evitar alergias, garantir que o produto é vegano ou analisar impactos ambientais.
Além disso, um rótulo adequado aumenta a atratividade e competitividade do produto no mercado.
Quando devo revisar a rotulagem?
A atenção à rotulagem é constante, mas momentos críticos incluem:
- Expansão dos negócios;
- Correção de erros ou ausência de informações;
- Comercialização no varejo.
Benefícios de uma rotulagem adequada
- Cumprimento das normas da Anvisa;
- Segurança e transparência para o consumidor;
- Melhoria da credibilidade e confiança no produto;
- Expansão da competitividade;
- Fidelização do cliente;
- Possibilidade de atingir novos nichos de mercado.
Se você deseja avaliar ou renovar a rotulagem do seu produto, entre em contato com um consultor especializado!
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