Uma boa rotulagem dos seus produtos é um diferencial para sua empresa nas prateleiras, principalmente com o crescimento do mercado e da sua competitividade.
Em suma, a rotulagem é a ponte de conexão entre o cliente e a sua marca. Ela tem como foco chamar a atenção do consumidor e seu público-alvo, feito por um belo design e cores que chamam a atenção dos olhos dos compradores. Mas, para que isso ocorra, o produto precisa estar de acordo com os padrões de rotulagem, discutidos ao longo deste artigo.
É normal termos esse pensamento de que são iguais, mas na realidade eles são diferentes, mesmo estando ligados.
Embalagem é o que armazena os produtos, enquanto o rótulo é o elemento que identifica o produto e apresenta as informações acerca dele.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tem como principal dever proteger e promover a saúde da população brasileira, atuando como agência reguladora em diversos segmentos.
A ANVISA se responsabiliza pela adequação desses rótulos, e fornece algumas normas importantes referente ao processo de rotulagem e a outros também, como nas licenças sanitárias.
As resoluções envolvidas nesse processo são a RDC 07/2015 e a RDC 432/2020, necessárias para a rotulagem de produtos como cosméticos, higiene pessoal e perfumes.
Os cosméticos e produtos de higiene pessoal, possuem uma atenção especial, isso se deve ao fato de possuir duas embalagens, a primária que está em contato direto com o produto e a secundária onde o produto primário se encontra.
Existe a obrigatoriedade de informações na embalagem primária como:
Já na embalagem secundária, precisa-se fornecer informações mais completas, como:
Em casos da não existência da embalagem secundária, todas as informações da rotulagem dos cosméticos devem estar presentes na primária.
Para os produtos de limpeza, conhecidos também como saneantes, devem conter as seguintes informações:
A palavra que melhor define é esclarecer, pois o cliente lê os rótulos de produtos na busca por informações sobre a composição do produto ou cuidados ao manusear, sem ter riscos a sua saúde como alergias, para quem busca produtos veganos e os possíveis danos ao meio ambiente que o produto possa causar.
Além disso, deve-se pensar nas vendas, pois um rótulo bonito e com todas informações necessárias chama mais a atenção do consumidor.
Embora você sempre deva se preocupar com a rotulagem, ela precisa de uma atenção maior principalmente quando:
Da mesma maneira que temos as informações necessárias para se colocar nos rótulos de produtos, existe também o que não se pode ter, caso já exista é necessário fazer sua remoção.
As informações que se devem retirar do rótulo são:
Os rótulos de produtos que são enganosos ou apresentam incoerência correm o risco de sofrer sanções pela Lei nº 6.437/1977. Algumas das penas que podem ocorrer são: advertência, inutilização, interdição, e/ou multa.
Por isso, precisa-se de um cuidado com as informações apresentadas nos rótulos de produtos para não ter problemas futuros que possam paralisar sua indústria.
Mas quais as vantagens de se preocupar com a rotulagem de seu produto? De forma direta, ele impacta em como seu produto é visto no mercado e suas vendas.
Caso seu produto seja vegano, por exemplo, ele terá um selo que confirma a isenção de qualquer tipo de exploração animal. Isso alavanca as vendas e agrega valor ao seu produto que por consequência atinge novos públicos.
Pensando nisso, vamos apresentar as principais vantagens da regulamentação dos rótulos de produtos:
Por fim, concluímos que é de grande importância a preocupação com os rótulos de produtos, para que esteja nas conformidades previstas pela ANVISA, além de seus pontos de atenção e vantagens!
Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre como avaliar, melhorar ou renovar o rótulo de seu produto, entre em contato com um consultor e iremos te ajudar!