Reúso de Efluentes

O que são efluentes 

Antes de falar sobre a importância, benefícios, e aplicações, é interessante saber o que são efluentes. Efluentes são resíduos oriundos de atividades humanas e indústrias. Embora a grande maioria dos efluentes sejam líquidos, estes podem se encontrar também no estado gasoso ou sólido. 

Qual a importância do reuso de efluentes? 

Agora que você já sabe o que são efluentes, é interessante saber o que é o reuso de efluente e qual a sua importância. O reúso de efluentes pode ser definido como o tratamento e a reutilização da água residual para fins variados, o qual exerce um papel fundamental no gerenciamento consciente da água, na diminuição dos impactos ambientais e na contribuição para a preservação dos recursos hídricos de maneira global, visando a sustentabilidade. 

Quais são os benefícios do Reuso de efluentes? 

O reuso de efluentes pode e deve ser usado para diversos fins, seja ele potável ou não potável, pois assim, contribui-se diretamente para a preservação de recursos hídricos. Existem vários benefícios quando emprega-se a água de reúso, seja ela para a população em geral ou para meios industriais. 

Existem várias técnicas de tratamento e reuso de esgoto para diversos fins, que sem dúvidas estão ligados diretamente com a sustentabilidade, diminuindo assim os impactos ambientais e os riscos para a saúde humana. As vantagens ultrapassam a economia, como inserido abaixo. 

Benefícios do reúso industrial 

Quando se fala de indústrias, o uso da água é indispensável, ela é responsável por abastecer torres de resfriamento, caldeiras, entre outros, com isso nota-se que, os efluentes deixam de ser “resíduos” e passam a ser matéria prima, logo reutilizando, há econômia. 

Além disso, tem-se a garantia de segurança hídrica, melhorando assim a vida de todos que estão ao redor das indústria, pois quando o reúso é feito as indústrias reduzem o consumo de água potável, aliviando o abastecimento para toda a população, paralelo à isso, a água é utilizada para “fins mais nobres”, tais como higiene pessoal e consumo humano, prevenindo assim, doenças oriundas de águas poluídas. 

Mas, os benefícios vão além disso, quando se reúsa, pela disponibilidade maior de água, novas indústrias são atraídas, ocasionando numa geração de empregos aumentando assim o desenvolvimento econômico numa região. E como o esgoto deixa de ser devolvido à natureza, há o impacto positivo sustentavelmente. 

Nota-se que é inegável que o reúso de efluentes é uma ótima opção para aqueles que pensam numa produção consciente, quando se reúsa os efluentes há a preservação do meio ambiente. 

Benefício da água de reúso para fins de potabilização 

O benefício do reúso de água para fins de potabilização difere-se em reúso potável indireto e reúso potável direto: 

  • Reúso potável indireto (RPI): basicamente, o reúso potável direto consiste em devolver a água para um manancial superficial ou subterrâneo após passar por um tratamento adequado. 
  • Reúso potável direto (RPD): No caso do RPD, a água após passar pelo tratamento adequado é devolvida diretamente em um sistema público de distribuição de água, com isso, tem-se níveis de controle muito maiores, assim garante-se o abastecimento da população sem riscos. 

Resumidamente, com o reúso de efluentes, possibilita-se que várias atividades sejam realizadas com a mesma quantidade de água, de forma mais controlada, racional, sequencial e econômica, de forma que minimiza-se os problemas tanto da empresa quanto do meio ambiente. 

Aplicações do reúso de efluentes: 

Dentre as diversas atividades que utilizam água no dia a dia, sejam elas industriais, agrícolas, usos urbanos, são inúmeras as aplicações que seriam interessantes realizar esse reúso de efluentes. Sendo algumas delas os seguintes tópicos: 

  • Uso industrial: O reúso dos efluentes podem ser utilizados para refrigeração, geração de energia, em caldeiras, entre outros. 
  • Uso urbano: O reúso de efluentes pode ser utilizado para lavagem de veículos, combates a incêndio, lavagem de vias, entre outras atividades. 
  • Usos potáveis: O reúso de efluentes pode ser utilizado após o tratamento da água para o consumo de animais e humanos. 
  • Usos ambientais: O reúso de efluentes pode ser utilizado para recargas de mananciais aumentando sua vazão, na indústria da pesca, entre outras atividades. Irrigação na agricultura: O reúso de efluentes pode ser utilizado para irrigação das plantações, proteger contra geadas, entre outras atividades. 
  • Usos diversos: O reúso de efluentes pode ser utilizado em construções civis, aquicultura, em bebedouros animais, entre outras atividades. 

 

Desafios e Considerações 

Sabe-se que o Brasil é o país do mundo com maior quantidade de água doce no mundo, mesmo assim, as suas características ambientais e sociais, fazem com que a distribuição de água pelo território seja desigual, isso muito se dá também ao fato da poluição crescente nas fontes de oferta de água, crescimento populacional, falta de saneamento básico o que acarreta no descarte indevido de lixos e esgoto em cursos d’água. 

O reuso de efluentes, se tratado como uma ferramenta estratégica e traçando essas estratégias corretamente, mantém-se e protege a disponibilidade dos recursos hídricos, proporciona melhorias para o crescimento econômico, agrícola, comercial, além de liberar esse recurso para a população em geral. 

Ocorre-se a escassez quando consumimos mais do que temos de oferta de água, por isso, evitar o desperdício, poluição, usos inapropriados de água potável, consumos em excesso na agricultura, indústrias, entre outras atividades, acabam agravando esse quadro de escassez, existem algumas normas brasileiras que se relacionam com o uso e reúso de água. 

Alguns dados do Brasil e do mundo: 

A ONU estima que cerca de 2,1 bilhões de pessoas não têm acesso a água potável no mundo, e o Brasil não fica de fora, grandes cidades como São Paulo, existem inúmeras famílias que sofrem por falta de água, assim como em muitas outras cidades. De acordo com estudos da ONU, a terra precisará de cerca de 40% a mais de água em 2030. 

Atualmente, o setor que mais consome água no Brasil é o setor agrícola, consumindo cerca de 70% de toda água utilizada hoje no Brasil, em segundo lugar temos as indústrias, responsáveis por 22% do consumo de água no país, 8% para o uso doméstico e os 10% restante para os demais setores existentes. Vale citar que, o desperdício de água ultrapassa os 50% nos municípios, o que é um valor muito preocupante. 

Mas como citado, não é só o Brasil que enfrenta esse problema, porém existem alguns países que sofrem ou já sofreram com esse problema, que adotaram medidas como a reutilização de água como solução para essa adversidade, tais como: Estados Unidos, Austrália, Namíbia, Japão e Israel. 

Aspectos econômicos e financeiros: 

Quando se fala em reúso de efluentes é vantajoso não apenas em questões sustentáveis, mas também em questões econômicas, tendo em vista que, com o tratamento e reúso, em indústrias por exemplo, a água é uma matéria prima, pois tem muitas utilidades, consegue-se economizar grandes quantidades de dinheiro, pois você não precisará captar mais água, diminuindo seus custos, assim como para o uso doméstico. 

Com isso em vista, o investimento que você terá para implementar esse reúso, logo será recompensado, apenas com a quantidade economizada nas contas de água.

Se interessou pelo nosso artigo?

Potencialize suas ideias conosco!

Descubra como nossos especialistas podem transformar seu objetivo, garantindo máxima eficiência, segurança sustentabilidade.

Preencha com os seus dados e um consultor entrará em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gostou de nossos artigos?

Garanta já a sua neutralização em apenas 2 minutos!

Preencha o nosso formulário e esteja em conformidade com as normas ambientais.