Feito Brasil
- By Marketing
- Cases
Introdução
O carbono é um elemento químico de extrema importância para todos os seres vivos, já que está presente na composição de todos os componentes orgânicos, tais como carboidratos, proteínas e compostos inorgânicos, como aço e o gás carbônico, sendo esse último o composto de maior preocupação em questão de impacto ambiental.
O gás carbônico, também conhecido como dióxido de carbono (CO2) é encontrado na atmosfera, no solo e também dissolvido na parte superficial dos mares, oceanos, rios e lagos. O dióxido de carbono é removido da atmosfera a partir da fotossíntese, de modo que o carbono contido neste gás é incorporado aos seres vivos autótrofos fotossintetizantes ao realizarem este processo. A partir de então, o carbono é utilizado na síntese de compostos orgânicos, como a glicose, o qual irão suprir as necessidades básicas desses seres vivos.
O carbono absorvido pelas plantas pode seguir três caminhos: ser devolvido para a atmosfera na forma de CO2 através da respiração, passar para os animais via cadeia alimentar, ou voltar a ser CO2 pela morte e decomposição dos vegetais. Além dos animais obterem carbono ao se alimentarem de plantas, também é possível adquirir carbono ao consumir outros animais. O carbono, então, pode seguir três caminhos: ser liberado como CO2 pela respiração, transferido para outro animal na cadeia alimentar ou retornado ao solo como CO2 após a morte e decomposição do animal.
Outra forma de retornar o carbono ao meio ambiente é através da combustão de combustíveis fósseis, como gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão mineral.
Sobre a empresa
A empresa Feito Brasil foi fundada em 2004 com o objetivo de quebrar os padrões da do mercado dos cosméticos, possuindo assim ousadia e irreverência em sua produção.
Através da produção artesanal, a empresa produz não só cosméticos, mas verdadeiras obras de artes que encantam. Sendo assim, o propósito da empresa é fazer do mundo um lugar melhor.
A Feito Brasil possui seus próprios pilares de valorização, firmando seu caminho, os quais são: Valorização do ser humano; A sustentabilidade da vida; Brasilidade, arte e cultura; Empoderamento da mulher:
Valorização do ser humano: Defende a não substituição de seres humanos por máquinas, valorizando as pessoas com todas suas diferenças. Sendo que as pessoas para eles são artistas que produzem verdadeiras obras de arte.
Sustentabilidade da vida: Mostra o respeito a todas as formas de vida, se escolhendo viver de forma sustentável, com uso consciente dos recursos, optando por embalagens recicláveis e não teste em animais.
Brasilidade, arte e cultura: Respeito e valorização do Brasil, estampando nas embalagens essas brasilidades. Além de respeitar as raízes e resgatar expressões tão características do país.
Empoderamento da mulher: Acreditam na equidade de gênero, sendo um modelo de negócio formado principalmente por mulheres, onde estas ocupam cargos de liderança dentro da empresa.
Alinhado com seus ideais de responsabilidade socioambiental e preocupação com as emissões de gás carbônico gerado pela frota de caminhões responsável pelo transporte de insumos e produtos finais de sua produção, a Feito Brasil entrou em contato com a nossa empresa de consultoria, CONSEQ, com o objetivo de quantificar a emissão de gases de efeito estufa liberado pela atividade anteriormente citada. Sendo que o intuito é futuramente realizar a neutralização através do plantio de árvores, compensando toda a emissão gerada.
O projeto de neutralização de carbono
Alguns dos métodos utilizados para calcular a quantidade de dióxido de carbono (CO2) produzida por veículos automotores estão disponíveis na literatura. Dentre eles, dois métodos se destacam por sua fácil compreensão e aplicabilidade, sendo eles: Top-Down e Bottom-Up. Os métodos citados foram desenvolvidos pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).
As ODS, ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, são um conjunto de 17 metas estabelecidas pela ONU para abordar desafios globais como a pobreza, a desigualdade, as mudanças climáticas e a degradação ambiental. A iniciativa de neutralização de carbono está diretamente alinhada a várias dessas metas, em especial à ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima e à ODS 15: Vida Terrestre.
A ODS 13 visa combater as alterações climáticas e seus impactos, promovendo a adaptação, a resiliência e a conscientização sobre o tema. Por sua vez, a ODS 15 foca na proteção, restauração e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, combatendo a desertificação e a perda da biodiversidade.
Ao calcular e mitigar as emissões de CO2 de veículos, os métodos Top-Down e Bottom-Up contribuem para o cumprimento de ambas as ODS. A redução da poluição ajuda a combater o aquecimento global (ODS 13), que é um dos principais fatores que causam a degradação dos ecossistemas e a perda de biodiversidade (ODS 15). Portanto, a ação para um clima mais estável beneficia diretamente a preservação da flora, da fauna e dos habitats naturais, unindo os esforços para um futuro mais sustentável.
Com o objetivo de realizar um cálculo mais preciso da emissão de carbono, foram minuciosamente coletados, de janeiro a setembro de 2017, dados detalhados das rotas das frotas responsáveis pela logística da Feito Brasil, registrando a quantidade de envios, os quilômetros percorridos em cada um e o total geral de quilômetros para cada rota, tanto na chegada de insumos quanto na saída de produtos.
Soluções encontradas
A partir das informações obtidas, foi possível calcular a quantidade de gases responsáveis pelo efeito estufa emitidos durante o período de nove meses, compreendendo de Janeiro até Setembro do ano de 2017 e, assim, determinar a quantidade de árvores a serem plantadas para a neutralização de tais emissões.
Para a realização dos cálculos referentes a emissão de gases de efeito estufa foi desenvolvida uma planilha exclusiva cuja estruturação foi baseada na metodologia de cálculos Top-Down, proposta pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). A mesma estará sendo disponibilizada para a Feito Brasil para controle de futuras emissões realizadas pela empresa.
Após a inserção dos dados, a planilha realiza automaticamente todos os cálculos necessários para determinar a quantidade de árvores equivalente a neutralização das emissões de gases de efeito estufa e trará os resultados equivalentes a cada tipo de combustível disponível (gasolina, álcool anidro, álcool hidratado, diesel e gás natural seco).
Para o plantio das árvores, a CONSEQ entrou em contato com o Parque de Educação Ambiental Professor Makiguti, o qual conta com o apoio de doações de mudas nativas para a recuperação da área da nascente do Córrego Morangueiro, para a possibilidade de doações das mudas nativas ao local. Visando assim, o ganho entre ambas as partes no que diz respeito à responsabilidade ambiental e contribuição a comunidade.
Foram também realizadas pesquisas de medidas para redução das emissões de CO2 pelos automóveis utilizados pela empresa, possibilitando a geração de benefícios econômicos e aumento da eficiência e produtividade do transporte, além de reduzir a dependência energética e o consumo relativo de combustível. A substituição de combustível foi uma das alternativas recomendadas para a Feito Brasil mitigar as emissões de GEE do transporte. O combustível recomendado foi escolhido uma vez que, no caso do transporte de cargas, representa uma das tecnologias mais adiantadas em termos de desenvolvimento e testes de laboratório.
Ficou interessado com o nosso case?
Gostaria de realizar um orçamento conosco sem compromisso?
Informe os seus dados para obter um atendimento personalizado.