ESG é um termo que está se destacando e sendo abordado em diferentes empresas que desejam atrelar a sustentabilidade aos negócios.
Afinal, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança tornou-se obrigação das empresas.
ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance. Sendo traduzido como “Ambiental, social e governança” dentro das práticas que são replicáveis nas organizações.
Podemos usá-lo para dizer quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas envolvidas e manter os melhores processos burocráticos.
Além disso, usa-se muito ele para investimentos com critérios de sustentabilidade. Em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma organização.
Aqui estão algumas atitudes que podem ser facilmente usadas no dia a dia!
A sustentabilidade é uma forma de ajudar o planeta, mas também auxilia na redução de custos e na produtividade da empresa. Isso significa que o retorno financeiro é maior, tanto para a empresa quanto para seus investidores.
O ESG representa o futuro da economia e torna-se ainda mais inovador ter esse diferencial e investimento para médio e longo prazo.
Analisar as vantagens dos investimentos ESG mostra que, mesmo pessoas que ainda não tenham muita ligação pessoal com os elementos sustentáveis, podem se interessar pela estratégia. Afinal, o mundo está em constante mudança e não há dúvidas de que a atenção ao ambiente seja uma das tendências.
A estratégia ESG tem crescido em todo o mundo e há cada vez mais alternativas de investimentos e modalidades surgindo. Nos últimos anos, os resultados dos Fundos de Investimentos com foco em ESG têm chamado atenção.
É bom lembrar que os investimentos ESG são de renda variável, sendo assim, envolvem maiores riscos e não há garantias de que os resultados serão sempre positivos.
Muitas vezes, não fica bem claro quais empresas aplicam o ESG. Isso pode dificultar um pouco na hora de escolher em quais investir. Por exemplo, a B3 é a Bolsa de Valores do Brasil, hoje a 5ª maior bolsa em valor de mercado do mundo. Por isso, alguns itens podem ajudar a identificar são:
Para facilitar o assunto, venha conhecer um case da Ambev com ESG!
De acordo com dados, as prioridades das novas gerações estão muito ligadas à responsabilidade e ao impacto social. Segundo uma pesquisa de 2016 da Cone Communications, 75% dos Millennials (nascidos entre 1980 e 1994) estão dispostos a ter um corte no salário para trabalhar em uma empresa socialmente responsável.
Em outro estudo, da Nielsen, 73% dos Millennials pagariam mais por produtos ou soluções sustentáveis.
O entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade. Atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial.
No mundo atual, no qual os stakeholders acompanham de perto as empresas, ESG é a indicação de consistência, custos mais baixos, melhor reputação e maior resistência em meio às incertezas.
E os critérios ESG estão totalmente relacionados aos ODS, realidade nas discussões no mercado de capitais. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável reúnem os grandes desafios e suscetibilidades da sociedade como um todo. Além disso, sinalizam as grandes oportunidades ao se relacionarem diretamente com as necessidades.
No Brasil, a relação dos ODS com os negócios está presente nas grandes empresas. Segundo levantamento realizado com as companhias que fazem parte do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3, 83% delas possuem processos de integração dos ODS às estratégias, metas e resultados. Um fato que podemos comemorar!
Assim como para qualquer ramo onde esteja inserido, o importante é se manter à frente das tendências e entender como os critérios conversam com os movimentos do mercado. Ser capaz de usá-los para antecipar uma resposta é o que torna um profissional ou negócio competitivo no meio.
Com todas essas informações, é possível concluir o quão importante estar atentos às tendências de mercado pode tornar os empreendimentos mais inovadores, colaborando com um mundo mais sustentável e reduzindo os custos de desperdícios no meio empresarial.
Afinal, responsabilidade social e melhores práticas é uma tendência atemporal.
Gostaria de saber como a CONSEQ Consultoria pode te ajudar?
Acesse nosso site e descubra muitos assuntos que vão agregar na sua organização. O Marketing Verde é um exemplo!
Se você achou o conteúdo interessante e quer saber mais sobre o assunto, clique aqui para entrar em contato conosco!